Tudo muda muito ao longo dos anos, mas às vezes é difícil de visualizar sem uma referência. Para deixar mais claras algumas mudanças que aconteceram no nosso planeta, o Google lançou uma nova funcionalidade para o Google Earth: Timelapse.
Usando milhões de imagens de satélite de 1984 até 2020, é possível ver como alguns locais passaram por alterações radicais por conta do surgimento de cidades, desmatamento e também do aquecimento global.
Criar o timelapse do planeta inteiro exigiu muito poder de processamento, mas o Google afirmou que fez o possível para que isso não afetasse ainda mais o futuro do planeta:
Levou mais de dois milhões de horas de processamento em milhares de máquinas no Google Cloud para compilar 20 petabytes de imagens de satélite em um único mosaico de vídeo de 4,4 terapixels - isso é o equivalente a 530.000 vídeos em resolução 4K! E todo esse processamento foi feito em nossos centros de dados que usam energia 100% renovável, como parte do nosso compromisso para ajudar a construir um futuro livre de carbono.
Para conferir essa nova função, é só clicar neste link.