A BBC publicou uma reportagem explorando o trabalho de Al-Jahiz, filósofo muçulmano que formulou o conceito da evolução das espécies mil anos antes de Charles Darwin.
Por volta de 850 d.C., Al-Jahiz escreveu o livro Kitab al-Hayawan, O Livro dos Animais. Nele, o filósofo lista cerca de 300 espécies de animais existentes à época, e apresenta conceitos muito semelhantes aos de Darwin.
"Os fatores ambientais influenciam nos organismos fazendo com que desenvolvam novas características para assegurar a sobrevivência, transformando-os assim em novas espécies", ele escreve. "Os animais que sobrevivem para se reproduzir podem transmitir suas características exitosas a seus descendentes", completa.
Não há nenhuma evidência de que Darwin conhecesse o trabalho de Al-Jahiz, ou sequer que conseguia ler em árabe, porém, contemporâneos do inglês conheciam as ideias do filósofo muçulmano. O químico William Draper, certa vez, se referiu ao Kitab al-Hayawan como "a teoria da evolução maometana".
Charles Darwin publicou o livro A Origem das Espécies em 1859, que serviu de base para a Teoria da Evolução, a pedra fundamental de toda a biologia moderna.