Quando Game of Thrones chegou à TV, muitos expectadores sonharam com a chance de ter um lobo-terrível, espécie dos animais de estimação da casa Stark, extintos há 10 mil anos no mundo real. Pois agora, uma empresa afirma ter trazido a espécie de volta.
A Colossal Biosciences anunciou o nascimento de três filhotes de lobo-terrível, chamados Romulo, Remo e Khaleesi. Os dois primeiros são machos e foram batizados em homenagem aos gêmeos que fundaram Roma cujo mito diz que foram criados por lobos. A terceira é uma fêmea, cujo nome presta homenagem a Daenerys Targaryen, personagem de Game of Thrones.
A empresa afirmou à revista Time que utilizou o DNA ancestral e preservado para decifrar o genoma dos lobos-terríveis. A partir daí, eles reescreeram o código genético do lobo-cinzento para corresponder a ele. Feito isso, utilizaram cães domésticos como mães substitutas e deram origem ao fofo trio, que já foi exibido pela Colossal nas redes sociais. Confira:
A descoberta já está sendo questionada por especialistas. O zoologista Philip Seddon, da Universidade de Otago, Nova Zelândia, disse à BBC que os supostos lobos-terríveis são apenas "lobos-cinzentos geneticamente modificados".
"O que a Colossal produziu é um lobo-cinzento, mas com algumas características similares às dos lobos-terríveis, como o esqueleto maior e o pelo branco. É um híbrido."
Uma das razões, apontadas pelo paleontologista Nic Rawlence, também de Otago, é que o DNA dos lobos-terríveis são degradados e danificados demais para serem clonados ou copiados. "Você pode reconstrui-los, mas não de forma boa o bastante para fazer qualquer coisa com eles", afirmou.
O cientista explicou que a distinção é importante para que a gravidade da palavra não seja perdida: "Extinção ainda é definitiva. Se não tivermos extinção, como vamos aprender com nossos erros? A mensagem é que podemos destruir o ambiente, extinguir os animais e depois trazê-los de volta?".
A Colossal ainda não se pronunciou a respeito dos questionamentos.
- HBO planeja mais um derivado de Game of Thrones com foco nos Targaryen
- George R.R. Martin “amou” nova série de Game of Thrones
Game of Thrones, assim como o derivado A Casa do Dragão, está disponível para streaming na Max.
Fique de olho no NerdBunker para mais novidades. Siga nossas redes sociais e entre em nosso grupo no Telegram para não perder nada – acesse e confira.
Fontes: Time Magazine e BBC News