Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Cientistas do LHC comprovam a existência de uma nova classe de partículas
Ciência e Tecnologia

Cientistas do LHC comprovam a existência de uma nova classe de partículas

Muitos cientistas já haviam desistido de comprovar a existência do pentaquark

Marina Val
Marina Val
15.jul.15 às 18h10
Atualizado há quase 10 anos
Cientistas do LHC comprovam a existência de uma nova classe de partículas

Cientistas do Grande Colisor de Hádrons (LHC) anunciaram essa semana a comprovação da existência do pentaquark, uma classe de partícula subatômica que consiste de quatro quarks e um antiquark agrupados.

Assim como o Bóson de Higgs, que foi comprovado apenas em 2013, a existência do pentaquark era apenas uma hipótese. Muitos cientistas já haviam desistido de comprovar a existência da partícula, mas dessa vez os cientistas do CERN não têm dúvidas de que há provas suficientes.

Quarks são partículas elementares que existem em seis variações diferentes, conhecidos como “sabores”. Cada um deles recebeu um nome diferente: Up, Down, Strange, Charm, Top e Bottom.

No momento que se agrupam em diferentes combinações, esses quarks formam diferentes partículas compostas. Os mais comuns são nêutrons e prótons, que consistem em três quarks cada um.

Guy Wilkinson, representante do LHCb, declarou que  “O pentaquark não é uma partícula qualquer. Ele representa uma maneira de agregar quarks de uma maneira que nunca foi observada antes em 50 anos de pesquisas experimentais. Estudar as propriedades dele pode permitir entender melhor como a matéria, os prótons e nêutrons do qual somos compostos, é constituída.”

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais