A existência de planetas com mais de um sol pode ser comum na ficção — a exemplo de Tatooine em Star Wars — mas na vida real, nem tanto. Apesar disso, uma pesquisa recente revelou a descoberta do BEBOP-1c, um exoplaneta que orbita dois sóis.
- NASA convida público a assinar poema que será enviado ao espaço
- NASA observa ciclone polar em Urano pela primeira vez
Encontrado fora do nosso Sistema Solar, BEBOP-1c é um gigante gasoso com cerca de 65 vezes a massa da Terra e que leva aproximadamente 215 dias para completar uma viagem ao redor de seus sóis.
A descoberta é de grande importância, pois torna o BEBOP-1c o primeiro planeta circumbinário — que gira em torno de ambas as estrelas — detectado apenas com a técnica de "velocidade radial", como explica o principal autor do estudo, Matthew Standing, astrofísico da Open University, na Inglaterra:
"Até agora, planetas circumbinários foram descobertos em trânsito pelos telescópios espaciais Kepler e TESS, que custaram centenas de milhões de dólares. Esta nova descoberta é poderosa porque mostra que 'você não precisa de telescópios espaciais caros para detectar esses planetas'. Em vez disso, eles também podem ser descobertos usando a técnica de velocidade radial, a partir de telescópios terrestres, com planejamento cuidadoso e seleção de alvos."
Segundo o pesquisador, as pesquisas sobre o BEBOP-1c continuarão, com o objetivo de confirmar o tamanho do exoplaneta.
Aproveite e siga o NerdBunker nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok.
Fonte: Space.com