Durante todo o mês de maio acontecerá uma chuva de meteoros Eta Aquáridas, resquícios do Cometa Halley. Este ano, a atividade máxima deste evento astronômico está prevista para acontecer entre a madrugada desta terça-feira (5) e da próxima quarta-feira (6). As informações são do New York Times.
Na madrugada desta terça-feira, dia 5, será possível ver a partir da 01h46 da manhã. Já na quarta-feira, dia 6, o pico acontece por volta das 3h30.
- Astrônomos criam primeiro mapa detalhado da geologia da Lua
- As melhores fotos da NASA eleitas pelo público
- Veja como é a Terra vista a partir da Lua e vice-versa em vídeo
O cometa Halley passa pela nossa região do Sistema Solar a cada mais ou menos 76 anos, sendo que última vez que ele chegou perto da Terra e ficou visível para astrônomos mais amadores foi em 1986. É comum que cometas se desintegrem quando é atingido por asteróides ou outras forças gravitacionais, o que faz com que ele solte partículas e meteoros, o que resulta em um "rastro brilhante" visível pelos terráqueos.
A Eta Aquáridas acontecerá até o dia 28 do mês e é conhecida por sua rapidez: os meteoros viajam a uma impressionante velocidade de 66 quilômetros por segundo na atmosfera da Terra.
Se você quiser observar a chuva de meteoros, o certo é ficar em um local com pouca luz: quanto mais escuro o local, maiores as chances de conseguir enxergar; mas vale pontuar que a observação a olho nu deve ser atrapalhada por conta da luz lunar. Caso não consiga, a Nasa transmitirá o evento em seu site.