Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Carro inspirado em Avatar pode ser controlado com o poder da mente
Ciência e Tecnologia

Carro inspirado em Avatar pode ser controlado com o poder da mente

Por enquanto, não existe previsão para a funcionalidade ser lançada para os consumidores

Marina Val
Marina Val
06.set.21 às 13h01
Atualizado há mais de 3 anos
Carro inspirado em Avatar pode ser controlado com o poder da mente

A Mercedes-Benz acaba de mostrar uma nova versão do carro autônomo Vision AVTR durante a IAA Mobility 2021 em Munique, na Alemanha. O carro foi apresentado pela primeira vez na CES 2020, mas teve alguns avanços desde então.

Segundo a empresa (via Daimler), o automóvel permite que o usuário execute certas funções apenas pensando nelas. Para isso, é necessário usar um acessório especial chamado BCI (Brain Computer Interface ou Interface do Cérebro do Computador, em tradução livre) com eletrodos que ficam conectados na parte de trás da cabeça da pessoa.

Depois de um breve período de calibragem, o dispositivo da cabeça pode medir a atividade cerebral, então quando o usuário foca em um determinado ponto no painel, o aparelho reconhece isso e pode executar uma função.

O nome do veículo, Vision AVTR, é uma referência a Avatar (2009), no qual o protagonista fazia uma conexão neural para andar por Pandora. A sigla também significa Advanced Vehicle Transformation (ou Transformação Avançada de Veículo, em tradução livre).

A ideia, entretanto, não é totalmente ficção: quem visitar o booth da Mercedes-Benz no IAA Mobility 2021 entre os dias 7 e 12 de setembro pode testar a tecnologia pessoalmente.

 

Porém, é importante destacar que o Vision AVTR ainda é um carro conceito e está longe de chegar aos consumidores finais.

Veja mais sobre

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais