A pintura de Bansky que se auto destrói deixou todos de queixo caído. Mas quem vê a obra sendo picotada em mil pedacinhos não imagina que os planos do artista deram um pouco errado. Banksy planejava cortar sua arte até o final, mas o motor parou de funcionar em determinado momento.
Para mostrar como a obra foi feita, ele publicou um mini-documentário no seu canal do YouTube mostrando o passo a passo da performance. É possível ver a versão do diretor do documentário acima.
A ideia era que a pintura se auto destruísse por completo, ficando completamente rasgada em fitas verticais. Mas, no meio do processo, a guilhotina falhou e só cerca de 60% da obra foi rasgada.
Os seguranças da casa de leilões agiram rapidamente e, assim que o motor falhou, eles retiraram a obra de exposição e finalizaram os lances. No desfecho do documentário, Banksy mostra que, em todos os "ensaios" realizados para performance, a ilustração foi rasgada por completo. A falha na Casa de Leilões foi a primeira do projeto.
A pintura do artista Banksy que se autodestruiu após ser leiloada por £ 1,02 milhões em Londres parecia uma arte comum, mas era uma performance do artista desconhecido. O dispositivo que picotou a obra intitulada “Garota com Balão” foi implantado pelo próprio artista.
Banksy, cuja identidade real não é conhecida, começou a trabalhar com arte de rua na década de 90, mas ganhou projeção mundial por volta de 2010. Seus grafites costumam criticar o sistema capitalista, o conservadorismo, as grandes religiões e a moral e costumes da classe média britânica.