Duas das maiores rivais da tecnologia estão trabalhando juntas em um novo produto: um processador que suporta a unidade que processa os gráficos na mesma placa.
A Intel criou um processador que comporta uma GPU e as memórias necessárias para utilizá-la em uma placa só, conforme pode ser visto no vídeo acima. Além de ganhar espaço na placa-mãe, a solução também promete acelerar a conversa entre GPU e memória, além de melhorar a integração de CPU e GPU. E a unidade gráfica escolhida para tal parceria foi feita pela AMD Radeon especialmente para esse propósito.
Christopher Walker, vice-presidente do Client Computing Group na Intel, descreveu o produto da seguinte forma no newsroom da empresa:
O novo produto, que fará parte da nossa oitava geração da família Intel Core, conta com nosso processador da série Intel Core H, a segunda geração de High Bandwidth Memory 2 (HBM2) e um chip gráfico discreto e feito exclusivamente para a Intel do AMD Radeon Technologies Group — tudo em apenas um pacote.
Scott Herkelman, vice-presidente e gerente da AMD Technologies Group, deu uma declaração:
Nossa colaboração com a Intel expande a base de usuários das GPUs AMD Radeon e trazem ao mercado uma solução diferenciada para gráficos de alta performance. Juntos, nós estamos oferecendo aos gamers e criadores de conteúdo a oportunidade de ter computadores mais leves e finos capazes de entregar gráficos de performance em jogos AAA e programas de criação de conteúdo. Essa nova GPU semi-customizada coloca a performance e capacidades da Radeon nas mãos de um número maior de entusiastas que querem a melhor experiência visual possível.
A integração só é possível por conta do EMIB, uma ponte que possibilita que a troca de informações mais rapidamente.
A princípio, a solução é apenas para dispositivos móveis e não há previsão de ganhar uma versão para desktops.