Após três anos de espera, Thorfinn está de volta em episódios inéditos da segunda temporada de Vinland Saga, na Netflix e Crunchyroll. No primeiro ano, a produção adaptou o Arco da Guerra e apresentou a jornada do protagonista em busca de vingança, após a morte de seu pai, Thors – o Troll de Jomsviking.
Já os novos episódios seguem o Arco da Escravidão, que corresponde aos capítulos 55 a 99 no mangá. Nesse contexto, o anime introduz um importante personagem da obra de Makoto Yukimura.
Intitulado de "Escravizado", o capítulo de estreia apresenta Einar, um jovem que tenta levar uma vida tranquila no norte da Inglaterra ao lado da mãe e da irmã até que, certo dia, sua vila é atacada. Em seguida, ele tenta sobreviver em meio às atrocidades comuns ao universo de Vinland Saga e de, algum modo, sua jornada o leva a conhecer a nova versão de Thorfinn.

Mesmo com a ausência da maior parte dos personagens conhecidos, o episódio de estreia da segunda temporada traz à tona a essência de Vinland Saga, com uma narrativa dramática, ritmo intenso e animação de encher os olhos.
No novo ano, a animação é produzida pela MAPPA e mantém a qualidade anterior, já que a equipe continua basicamente a mesma. Anteriormente, o anime era produzido pelo WIT (uma mudança que também aconteceu com Attack on Titan). Além da variedade de cenários, se destaca a riqueza de detalhes dos personagens, algo essencial em um anime como Vinland Saga, em que as emoções são um dos pontos chaves da produção.
O episódio prende a atenção quando foca no sofrimento de um personagem que vivenciou muitas perdas, incluindo sua liberdade. Cenas como a da invasão da vila e de pessoas sendo descartadas como meros objetos prendem a atenção e mostram as marcas da escravidão em Vinland Saga. Mas a crueldade não aparece apenas como um elemento para introduzir intensas sequências de ação. Aqui, ela constrói as bases da futura relação que o personagem estabelecerá com o protagonista, que passou experiências semelhantes.

Nesse sentido, o anime deixa para trás os horrores do campo de batalha e mostra outros tipos de crueldade, sob um ponto de vista inédito. E tudo indica que os sentimentos de Thorfinn serão destaque no novo ano.
O protagonista surge apenas nos minutos finais do episódio, completamente atônito e indiferente à presença de Einar. O filho do incrível Thors lida agora com as consequências de suas ações, memórias sangrentas e a perda de seu grande propósito. Thorfinn está de volta, mas destruído pelos horrores do passado. Será que ainda é possível recomeçar?
O mangá de Vinland Saga está em publicação no Japão pela revista Afternoon, da Kodansha. No Brasil, o mangá é publicado pela Panini.
Novos episódios do anime saem às segundas-feiras, na Crunchyroll e na Netflix. A primeira temporada também está disponível nas duas plataformas e no Amazon Prime Video, com 24 episódios.