A temporada de animes de 2024 teve vários lançamentos de peso, e um dos mais aguardados era Solo Leveling. Toda essa expectativa aconteceu por conta do sucesso da web novel e da webtoon criadas por Chu-gong, que conquistaram uma grande base de fãs desde 2016.
- Solo Leveling e mais! Veja as estreias da Crunchyroll em janeiro de 2025
- Filme de Solo Leveling promete 2ª temporada frenética para Jin-woo | Crítica
Será que tudo isso gerou uma pressão extra para a equipe? Durante a CCXP 2024, a convite da Crunchyroll, tivemos a oportunidade de entrevistar Sota Furuhashi, produtor da Aniplex, e Atsushi Kaneko, produtor de Solo Leveling, e fazer essa pergunta pessoalmente.
Furuhashi afirma que não sentiu nenhuma pressão inicial, mas entendeu o tamanho da expectativa dos fãs quando começou a frequentar eventos internacionais e ver a quantidade de fãs fora do Japão e da Coreia que estavam torcendo pela produção. Já Kaneko ressaltou que tem mais de 16 anos de experiência na área de produção, por isso desenvolveu um método: a melhor forma de atingir as expectativas dos fãs é ele mesmo não ficar enjoado do que está assistindo em tela.

“Só tive a percepção do tamanho do sucesso de Solo Leveling agora. Recebemos a obra e produzimos o anime, fizemos algumas viagens, como aos EUA e França, e agora viemos ao Brasil. E somente ontem e hoje, após o painel com os fãs, foi que pensei: ‘realmente deu certo’”, ressaltou, falando sobre o painel do anime no auditório Ultra da CCXP 2024.
“Ficamos impressionados, a princípio, porque, geralmente, esse tipo de obra começa com um sucesso nacional [no Japão], para só depois se expandir pelo mundo. Mas foi ao contrário no caso de Solo Leveling. Ficamos impressionados com a quantidade de fãs da obra em todo o mundo”, completa Furuhashi.
O protagonismo sombrio de Sung Jin-woo
Um dos maiores motivos do sucesso de Solo Leveling é a figura de Sung Jin-woo, protagonista que é tido como o “mais fraco do mundo”, até conseguir treinar e começar a evoluir as próprias habilidades. Para Atsushi Kaneko, esse sentimento de “superação” é o que faz de Jin-woo alguém tão admirável, tanto nas páginas, quanto na tela do anime:
“A essência desse personagem é que, mesmo quando ele estava mais fraco, no nível E, ele deixa claro que é possível mudar o mundo com determinação e coragem. Mas agora não é apenas isso. Agora que ele mudou tudo, a pergunta é que tipo de mundo ele quer construir. Há a responsabilidade de refletir sobre isso durante a história. É outra mentalidade, outro objetivo, mas é a nossa expectativa de agora em diante no anime.”

Sota Furuhashi, produtor do estúdio Aniplex, também questiona a comparação de Sung Jin-woo com outros protagonistas de shonen - e o motivo pelo qual ele se destaca nesse meio: “O que mais chama a atenção no Jin-woo é o lado sombrio dele. Muitas pessoas comparam animes de shonen com Solo Leveling, mas um shonen jamais introduziria a história de alguém que aumenta de nível matando outras pessoas, além de monstros. Então esse lado sombrio atrai muitos fãs.”
E o produtor Atsushi Kaneko espera continuar recebendo muitas mensagens dos fãs, especialmente os brasileiros, mesmo com a barreira do idioma:
“Recebo várias mensagens de fãs brasileiros, mas não entendo nada de português, então tenho muita dificuldade para responder. Apesar disso, fico muito feliz com as mensagens e isso me encoraja, então podem me mandar DM sempre [risos].”
A primeira temporada de Solo Leveling está disponível na Crunchyroll, e o filme Segundo Despertar está em cartaz nos cinemas brasileiros.
- Fãs de Naruto e Cowboy Bebop, executivos da Crunchyroll falam sobre “nova onda” otaku
- Crunchyroll lança retrospectiva de 2024; saiba como ver a sua
Aproveite e conheça todas as redes sociais do NerdBunker, entre em nosso grupo do Telegram e mais - acesse e confira.