Jujutsu Kaisen se consagrou como um dos animes mais populares dos últimos anos, e um personagem que conquistou o coração do público foi o feiticeiro Satoru Gojo.
- Fizeram história: Os 22 melhores animes de todos os tempos
- 8 animes para assistir durante a ausência de Jujutsu Kaisen
O professor da Escola Secundária Jujutsu de Tóquio brilha no anime de 2021, tanto pelo nível de força quanto pelo humor e carisma, que se mesclam frequentemente no enredo. Não suficiente, Gojo também se destaca em discussões (e surtos) nas redes sociais, graças a acontecimentos impactantes ou inesperados do mangá de Gege Akutami.
No entanto, mesmo que a animação de Jujutsu Kaisen tenha apresentado parte do passado e presente do personagem, Satoru ainda oferece uma boa dose de mistério aos espectadores. Então, já que há bastante para descobrir, o NerdBunker selecionou seis curiosidades sobre Gojo para aqueles que amam o feiticeiro de venda e cabelos brancos. Confira abaixo:
1. Feiticeiro de Grau Especial
Feiticeiros e maldições de Jujutsu Kaisen são classificados dentro de uma hierarquia, que define "graus" para os personagens, de acordo com os níveis de poder apresentados por cada um. Em uma situação "normal", o topo de tal ranking agrupa os feiticeiros de Grau 1.
No entanto, Satoru Gojo entra no Grau Especial, aplicado àqueles com um nível de poder tão alto que vai além do Grau 1. Levando o mangá em consideração, conhecemos apenas outros três feiticeiros que estão nessa categoria: Yuki Tsukumo, Suguru Geto e Yuta Okkotsu.

2. Seis Olhos e Técnica Ilimitada
Satoru também é o primeiro descendente da Família Gojo, em cerca de 400 anos, a herdar a combinação da Técnica Ilimitada (Limitless Technique, em inglês) e dos Seis Olhos.
A primeira permite que o feiticeiro manipule e distorça o espaço em nível atômico. É da Técnica Ilimitada que falamos quando as habilidades "Infinito", "Azul", "Vermelho" e "Vazio Roxo" de Gojo aparecem.
"Infinito" é a técnica especial "neutra" gerada a partir do Ilimitado. Ela desacelera qualquer ataque direcionado ao usuário, criando um "infinito" entre as duas partes e impedindo que golpes encostem verdadeiramente no alvo.
O "Azul", por sua vez, é uma técnica de atração gerada por energia negativa. Com ela, é criado um centro de gravidade em um espaço específico capaz de atrair (e esmagar) toda a matéria.
O "Vermelho", por outro lado, inverte as propriedades da técnica "Azul', alimentando-se de energia positiva e resultando em uma força extremamente poderosa que repele o que estiver em volta.
E, terminando o pacote, o "Vazio Roxo" é uma técnica avançada que colide o "Azul" e o "Vermelho". Ou seja, as habilidades de atração e repulsão geradas através do Ilimitado se encontram, criando uma massa "imaginária" que desintegra o que estiver pela frente.
Os Seis Olhos
Já os Seis Olhos são rodeados de mistérios. Sabemos que eles permitem ao feiticeiro usar o Ilimitado no poder máximo — algo bastante raro. A técnica ainda oferece percepção (tanto de distância quanto de energia amaldiçoada) e processamento cerebral extremamente ampliados.
Tanto a Técnica Ilimitada quanto os Seis Olhos são habilidades transmitidas exclusivamente dentro da linhagem Gojo.

3. Amante de doces
Mas nem só de poder Satoru Gojo é formado. Prova disso é que o personagem é um grande amante de doces.
Tal paixão não foi explicada com detalhes até hoje, mas Gojo começou a consumir as guloseimas açucaradas para estimular o cérebro. Desde então, ele manteve o hábito, tornou-se um apreciador e aparece com bolos e outros alimentos semelhantes no mangá/anime.

4. Fã de Digimon
Outra curiosidade fora da curva é que a franquia Digimon existe canonicamente no universo de Jujutsu Kaisen — e Gojo foi um grande fã dessa história, principalmente na época de ensino médio.
Um vestígio disso, mostrado na imagem abaixo, é uma cena em que Gojo usa as evoluções de Agumon, um dos monstrinhos principais da série Digimon, para entender o objetivo de uma missão. Nos balões, são mencionados personagens como Koromon, Metalgreymon e Skullgreymon.
E um detalhe digno de nota é que os dubladores do feiticeiro - tanto em inglês quanto em japonês - também emprestaram vozes para personagens de Digimon. Kaiji Tang interpretou Kyotaro Yamada em Digimon Adventure: Last Evolution Kizuna (2020). Já Yūichi Nakamura foi Charismon e Ryuji Mishima em Digimon Universe: Appli Monsters (2016) e no jogo Digimon Story: Cyber Sleuth - Hacker's Memory (2017), respectivamente.

5. Trilha Sonora de Satoru Gojo
Gege Akutami sugeriu oficialmente duas músicas que, para o(a) mangaká, servem como trilha sonora de Gojo Satoru. Akutami acredita que as canções que melhor representam a personalidade do feiticeiro seriam “Mada Minu Ashita Ni / Into An Unseen Tomorrow” (Asian Kung Fu Generation) e “Shame on Me” (Avicii).

6. Gege Akutami não gosta de Satoru Gojo
Por fim, uma grande ironia de Jujutsu Kaisen é que Gege Akutami passou a detestar Satoru Gojo. Na seção de comentários de autor da revista Shonen Jump, o(a) mangaká já deixou diversas afirmações ácidas sobre o feiticeiro mais forte, como "O que Satoru Gojo não tem....provavelmente uma personalidade".
Gege Akutami, inclusive, já descreveu Satoru Gojo como um "mob que ganhou animação de alta qualidade". No mundo dos animes, um mob ("mobu") normalmente é um personagem sem grande destaque, que passa desapercebido pela visão do espectador/leitor.

E é bom acrescentar que o ódio de Akutami tem um (bom) motivo — ironicamente criado pelo(a) próprio(a) mangaká. Em entrevista para Mando Kobayashi no One! Two! Next!, o(a) artista explicou que Gojo se tornou um grande problema por ser forte demais. As habilidades do personagem criam obstáculos para o desenvolvimento narrativo de Jujutsu Kaisen, complicando a missão de criar uma batalha justa contra o feiticeiro ou apresentar ameaças que não sejam facilmente derrotadas.
Tudo isso, somado ao fato que Gojo se tornou um dos personagens mais queridos pelos fãs, resultou em um aborrecimento constante no processo de criação da história de Jujutsu Kaisen — surpresa que não estava nos planos originais de Gege Akutami para a obra.
Todas as temporadas de Jujutsu Kaisen, assim como o filme Jujutsu Kaisen 0, estão disponíveis no catálogo da Crunchyroll.
- Mangá de Jujutsu Kaisen deve acabar em 2024, reforça Gege Akutami
- Jujutsu Kaisen entra para Guinness como anime mais popular do mundo
Fique ligado por aqui para mais conteúdos. Aproveite e conheça todas as redes sociais do NerdBunker, entre em nosso grupo do Telegram e mais – acesse e confira.
Fonte: Jujutsu Kaisen (X/Twitter), ScreenRant, GameRant, CBR, One Two Next (YouTube), Jujutsu Kaisen Wiki, Reddit