Lançado em 2019, o MANGA Plus é um serviço online da editora Shueisha, que disponibiliza quase 200 mangás para serem lidos gratuitamente.
- Entenda as diferenças entre mangá e anime
- Como funcionam as temporadas de animes no Japão?
- Os 15 animes mais aguardados de 2024
O aplicativo é a maneira mais econômica de acompanhar os principais mangás atualmente, com oito idiomas diferentes — incluindo português brasileiro — e lançamento simultâneo com o Japão. Tudo de forma oficial, uma vez que a manutenção é feita pela própria Shueisha.
O catálogo apresenta uma seleção diversificada de quadrinhos japoneses, que incluem títulos renomados e populares das revistas Weekly Shonen Jump, Jump Square, Young Jump e V Jump.
Atualmente, o MANGA Plus está disponível globalmente para dispositivos móveis e navegador, exceto para Japão, China e Coreia do Sul. Ele é totalmente gratuito para usar, mas tem algumas limitações e regras.
Então, para dar aquela mãozinha como o braço direito do protagonista de um shonen, reunimos tudo o que você precisa saber e entender sobre o serviço para começar a usá-lo! Confira abaixo:
Como ler mangás em português com o MANGA Plus

Para começar a ler no MANGA Plus, basta instalar o aplicativo no celular (Android ou iOS) ou abrir pelo navegador no PC. Então, só escolher o mangá que preferir, que será aberto automaticamente na mesma página — sem a necessidade da criação de uma conta.
Todo o progresso de leitura fica salvo e sinalizado (com um indicativo visual de que aquela obra já foi aberta naquele dispositivo) e também é possível adicionar títulos à uma lista de favoritos.
Inicialmente, o MANGA Plus estava disponível apenas em inglês. Mas, com o passar do tempo, outros idiomas foram incluídos, e português brasileiro foi um deles.
No entanto, a disponibilização na nossa língua ainda é algo que está em expansão no aplicativo, portanto, apenas nove mangás estão disponíveis em português. São eles:
- Jujutsu Kaisen
- One Piece
- Boruto: Two Blue Vortex
- Chainsaw Man
- SPY x FAMILY
- Choujin X
- KAIJU NO.8
- My Hero Academia
- Naruto Gaiden: O Turbilhão no Redemoinho
Agora, é preciso entender o modelo de gratuidade do MANGA Plus. Todos os mangás citados acima estão no serviço, mas em dois esquemas de três capítulos, sendo um deles “rotativo”.
O primeiro é a disponibilização dos três capítulos iniciais do mangá, que são fixos e ficam sempre visíveis para ler quantas vezes quiser.
E o segundo é o “rotativo”, que funciona da seguinte maneira: os três capítulos mais recentes ficam disponíveis e, assim que novos são lançados, os anteriores são substituídos por eles — e assim por diante.
Confira um exemplo abaixo:

Os dois esquemas acontecem com os outros idiomas. No entanto, a versão em inglês tem um recurso extra, que explicaremos a seguir.
E os mangás completos?

O MANGA Plus também disponibiliza um sistema chamado de “First Read Free”, no qual os leitores podem acessar gratuitamente alguns mangás completos, mas apenas em inglês e podendo abrir cada capítulo uma única vez.
Isso significa que, se você quiser ler novamente algum capítulo, precisa se tornar assinante de um dos planos pagos — o Standard Plan (que sai por R$ 9,49 por mês), ou o Deluxe Plan (R$ 23,99 por mês).
Esse esquema de gratuidade, no entanto, está disponível para poucos títulos selecionados — que mudam com o tempo. No momento da publicação desta matéria, os mangás com "First Read Free" incluem Jujutsu Kaisen, Chainsaw Man, Boruto: Two Blue Vortex, One Piece, Kaiju NO.8, SPY X FAMILY, Kagurabachi, Blue Exorcist, Black Clover e World Trigger.
Vale ressaltar que há 303 mangás no catálogo da versão em inglês do MANGA Plus. Mais informações sobre o "First Read Free" estão disponíveis nesta página.
Aproveite e conheça todas as redes sociais do NerdBunker, entre em nosso grupo do Telegram e mais - acesse e confira.
Fonte: MANGA Plus