Um relatório do exército norte-americano divulgado nesta semana forneceu mais informações sobre a morte do mangaká Kazuki Takahashi. O criador de Yu-Gi-Oh! foi encontrado sem vida no mar de Okinawa, em julho deste ano. Agora, um oficial do exército afirma que o artista o auxiliou na tentativa de salvar vítimas de afogamento, antes de morrer.
O relato vem do Major Robert Bourgeau (via ANN), na publicação oficial do Exército dos EUA, Stars & Stripes. Segundo o militar, Takahashi tentou ajudar um homem, uma mulher e uma criança de 11 anos, presas no meio de uma correnteza. O resgate teria ocorrido no dia 4 de julho, dois dias antes do corpo do mangaká ser encontrado à deriva. Na época, a autópsia já indicava a causa da morte como afogamento.
Kazuki Takahashi começou a escrever mangás na década de 1980, mas só alcançou o sucesso nos anos 1990, com a publicação de Yu-Gi-Oh!. Ele tinha 60 anos.
O mangá virou anime de grande sucesso até no Brasil, onde foi exibido diversas vezes na TV aberta. As cartas com monstros da trama também foram febre entre as crianças da época.