Osamu Tezuka é um influente artista japonês e muitas vezes chamado de "pai do mangá", tendo criado franquias como Astro Boy, Kimba o Leão Branco, A Princesa e o Cavaleiro e Dororo. Ele morreu em 1989, mas seu legado continua inspirando pessoas até hoje.
Agora, a Kioxia, uma empresa especializada em dispositivos de armazenamento de memória, fez uma parceria com um grupo de artistas para criar Phaedo, um mangá inspirado pelo estilo de Tezuka, mas com um grande diferencial: os personagens e a história foram criados por uma inteligência artificial.
Segundo um comunicado da empresa:
O processo de desenvolver Phaedo envolveu usar tecnologia de IA para gerar a história e criar os personagens. Como um primeiro passo, para aprender a essência do trabalho de Tezuka e de seus personagens como escritor, a IA analisou 130 capítulos de mangá, escritos e desenhados por Osamu Tezuka, incluindo títulos globalmente famosos como Astro Boy e Black Jack. Baseado nessa análise, a AI então gerou 129 possíveis histórias. No próximo passo, a IA estudou 6000 imagens e aplicou transferência de aprendizagem para gerar o visual dos personagens.
Os artistas então usaram esse material base e desenharam cada uma das páginas e adicionaram diálogos. A equipe contou com engenheiros da Kioxia, ilustradores e roteiristas da Tezuka Productions Co. e pesquisadores especializados em IA da Keio University e Future University Hakodate.
O mangá desenvolvido se passa em Tóquio, em 2030, e conta a história de um filósofo viajante que soluciona crimes ao lado de seu passarinho de estimação, Apollo.
Você pode ler Phaedo gratuitamente. Ele está disponível em inglês e japonês no site oficial do projeto (clique aqui).