O encerramento de qualquer obra dentro da cultura pop é motivo de atenção, e mais ainda quando falamos de produções longevas. E não é diferente no mundo dos animes, que costuma ter encerramentos grandiosos para personagens queridos pelo público.
- Os 15 animes mais aguardados de 2025: confira os lançamentos!
- Crunchyroll lança retrospectiva de 2024; saiba como ver a sua
Um dos finais que chamou a atenção recentemente foi o de Attack On Titan (Shingeki no Kyojin), que teve o anime exibido entre 2013 e 2023, em uma trajetória de longos 10 anos mostrando todas as transformações passadas por Eren, Mikasa, Levi e mais. Em entrevista ao NerdBunker durante a CCXP 2024, a convite da Crunchyroll, o diretor Yûichirô Hayashi falou como foi o sentimento interno quando a produção finalmente terminou:
“Querendo ou não, Attack on Titan é uma obra extensa, que durou bastante tempo, foi produzida por muitos anos. Então existe um certo alívio quando terminamos uma obra tão grandiosa, e por ter conseguido chegar até o final de forma satisfatória. Fiquei feliz, mas acredito que as demais equipes ficaram mais aliviadas do que eu. Como diretor, precisei dar orientações muito rígidas para manter a qualidade do anime, então acho que a equipe ficou mais aliviada do que eu [risos].”
Desafios e futuro do MAPPA
O papo com Hayashi aconteceu também com as presenças de Nobuhiro Tatehata, assistente de produção do anime inédito ZENSHU, e de Manabu Otsuka, CEO do estúdio MAPPA, empresa conhecida pela qualidade de produção e lançamento de grandes animes, como Jujutsu Kaisen, Yuri!!! on Ice, Chainsaw Man, entre outros.
E uma das próximas estreias do MAPPA é justamente ZENSHU, que chega em 5 de janeiro à Crunchyroll e é um anime inédito, ou seja, não é baseado em um mangá. Para o CEO do MAPPA, há desafios diferentes em contar uma história inédita e fazer uma adaptação de mangá ou manhwa:
“Quando não há uma história base no anime original, ou uma base de fãs, a parte mais difícil é criar algo do zero e atrair os fãs para essa trama. Já quando é uma adaptação, justamente por já existir os fãs mais fervorosos, que conhecem a história e têm grandes expectativas, é preciso pensar em como corresponder a isso.”
O MAPPA também assinou recentemente a produção do remake de Ranma 1/2 , e tem outros projetos no radar, como o original Lazarus, a segunda temporada de Hell's Paradise: Jigokuraku, os novos episódios de Campfire Cooking in Another World with My Absurd Skill, o aguardado terceiro ano de Jujutsu Kaisen, além dos filmes de Rosa de Versalhes e Chainsaw Man.
Com tantos projetos em um futuro próximo, Manabu Otsuka afirma que a prioridade do estúdio é agradar ao público, e não só do Japão:
“Pretendemos produzir cada vez mais animes, e queremos que os fãs possam se divertir com as obras que planejamos criar daqui para frente. Claro, sempre tendo em mente as expectativas e o divertimento não só do público no Japão, mas também dos fãs ao redor do mundo.”
Para quem quiser matar a saudade, as cinco temporadas de Attack on Titan estão no catálogo da Crunchyroll.
- Fãs de Naruto e Cowboy Bebop, executivos da Crunchyroll falam sobre “nova onda” otaku
- Fizeram história: os 22 melhores animes de todos os tempos
Aproveite e conheça todas as redes sociais do NerdBunker, entre em nosso grupo do Telegram e mais - acesse e confira.