Vingadores: Ultimato | Robert Downey Jr. foi o único ator que leu o roteiro completo

Diretores dizem que sigilo também ajuda atores a não se preocuparem ao dar entrevistas

João Abbade Publicado por João Abbade
Vingadores: Ultimato | Robert Downey Jr. foi o único ator que leu o roteiro completo

Para manter os segredos de Vingadores: Ultimato, a Disney elaborou um sistema complexo de proteção de informações envolvendo trailers crípticos, cenas falsas e cuidados especiais com os atores que atuaram no último longa da fase três do Marvel Studios. Um dos métodos para preservar os segredos era alimentar atores apenas com informações estritamente necessárias para as filmagens, assim os mais tagarelas (como Mark Ruffalo e Tom Holland) tem menos chances de falar o que não deveriam. Por conta de todo esse sistema, apenas um dos 40 atores de Vingadores: Ultimato leu o roteiro completo da oba. Quem teve essa oportunidade foi Robert Downey Jr., que está na Marvel desde os primórdios com Homem de Ferro, em 2008, e deve ser uma das peças-chave de Ultimato.

Em entrevista ao Rotten Tomatoes, os diretores de Vingadores 4, Anthony e Joe Russo, revelaram que Downey Jr. foi o único a receber a cópia completa do roteiro, enquanto Chris Evans e Benedict Cumberbatch receberam um arquivo com as cenas que eles estavam. Alguns outros só receberam suas próprias frases e passagens de texto contextualizando certos trechos.

Anthony Russo explica que essa estratégia é feita para tirar um pouco da responsabilidade dos atores. Quanto menos eles souberem, menos tem que se preocuparem, conta ele.

Parte da nossa motivação para fazer isso é que simplesmente tira um pouco da pressão dos ombros dos atores. É difícil ficar constantemente censurando o que você falar ou como você falar. Esses filmes são a sua vida toda, é o que você está fazendo o dia todo, todo dia. Você tem uma inclinação a querer falar sobre isso com as pessoas. Então nós tentamos tirar essa pressão das pessoas explicando: ok, quanto menos você souber menos você tem que se preocupar em não falar.

Esse tipo de fragmentação é complexa, mas não necessariamente atrapalha no potencial da atuação que cada ator pode oferecer. “Hemsworth, que interpreta o Thor, não precisa saber o que o Capitão América faz em grande parte de Guerra Infinita. Então, o Hemsworth recebe as suas cenas e o Evans recebe as suas cenas, mas eles não leem o resto do filme, eles não sabem o que acontece com os outros personagens em outras cenas”, explica Joe Russo.

O sigilo com os segredos de Vingadores: Ultimato fazem a surpresa valer a pena no dia da estreia, mas a falta de contexto para as cenas complexifica o trabalho dos cineastas e dos atores no dia a dia do set.“É uma maneira mais entediante de se trabalhar pra ser honesto, porque nós temos que ficar discutindo o contexto das coisas no set pois eles não sabem o que está acontecendo no filme como um todo”,  esclarece Anthony.

Veja a entrevista completa abaixo:

Vingadores: Ultimato continua a trama encerrada em Vingadores: Guerra Infinita, com os Maiores Heróis da Terra buscando uma forma de derrotar Thanos (Josh Brolin), que, munido das Joias do Infinito, se tornou um ser com poderes praticamente ilimitados, destruindo metade do Universo.

O longa estreia em 25 de abril de 2019, mas se você estiver temeroso com spoilers nessa reta final da espera por Vingadores: Ultimato, preparamos um guia completo de como se blindar de informações inoportunas nesses últimos dez dias.