Que a Sony está trabalhando na próxima versão de seu console não é nenhuma surpresa, mas as primeiras informações concretas sobre o projeto chegaram repentinamente fora de grandes eventos — a empresa não estará na E3 desse ano, e a PlayStation Experience acontece só no segundo semestre.
Embora sua janela de lançamento ainda não esteja definida, o console, chamado provisoriamente de "PlayStation 5", já começou a tomar forma. Nos últimos meses, algumas informações sobre especificações técnicas e funções foram reveladas, e você confere tudo o que sabemos sobre o PS5 nos tópicos abaixo:
Upgrade tecnológico
O processamento do console ficará nas mãos de um AMD Ryzen com arquitetura Zen 2 em uma CPU de 7nm, e a engine gráfica está sendo construída em cima de uma variação da linha Navi, também da AMD. O clock da APU (que integra tanto a CPU quanto a GPU) pode chegar até 3.2GHz, um aumento de mais de 50% sobre o clock do PS4 Pro, que chega até 2.13GHz.
Em entrevista ao Wired, o desenvolvedor Mark Cerny afirmou que o console atingirá a resolução de 8K e vai usar a tecnologia de ray tracing para luzes e sombras mais realistas.
Cerny também prometeu áudio em 3D, uma melhoria do som entregue tanto na primeira versão do console quanto no PS4 Pro. Além disso, o console virá equipado com um SSD para reduzir os tempos de carregamento.
Retrocompatibilidade
Em abril de 2018, rumores sobre retrocompatibilidade no PS5 começaram a pipocar, e pelo visto eram reais: o próximo console da Sony tem retrocompatibilidade garantida para os jogos de PlayStation 4.
Não há confirmação sobre compatibilidade com títulos de consoles mais antigos.
Preço
Nenhum valor foi divulgado, mas o PlayStation 5 deve entrar no mercado com um preço competitivo, de acordo com Cerny.
O jornalista Peter Rubin publicou um trecho de sua conversa com Cerny onde fala sobre a média da faixa de preços dos consoles no lançamento, perguntando se o PS5 vai estar dentro desse limite não-oficial. O empresário garantiu que o preço será atraente para os consumidores, levando em consideração os avanços tecnológicos do PS5.
Lançamento
John Kodera, CEO e presidente da Sony Interactive Entertainment, comentou em maio de 2018 que a empresa levaria levar três anos para se organizar antes de lançar o novo console. O prazo estimado acaba em 2021, oito anos depois do lançamento do PS4 original. A janela é plausível, uma vez que o PlayStation 3 foi lançado em 2006 — sete anos antes do PlayStation 4.