A série de The Last of Us é ambientada em um mundo devastado por uma pandemia do fungo Cordyceps, que infecta humanos e os transforma em criaturas horripilantes.
- Filmes e séries para conhecer o elenco de The Last of Us
- Como era o mundo quando o apocalipse de The Last of Us começou
Existem vários tipos de infectados, que são separados por estágios e apresentam diferentes níveis de perigo, então é fácil ficar confuso com tantas informações. Por isso, montamos um breve guia de identificação (e possivelmente de sobrevivência) das criaturas.
Confira logo abaixo!
1 - Corredores

Os Corredores (“Runners”, no original em inglês) são o primeiro estágio de infecção do Cordyceps, sendo pessoas que foram “transformadas” recentemente.
A “transformação” acontece em até dois dias após a mordida de um infectado, quando o fungo toma conta do cérebro da vítima e a faz perder o controle de seus sentidos.
A aparência de um Corredor ainda é próxima à de um humano, com apenas traços do fungo na pele. Além de, é claro, um rosto com feições assustadoras.

Eles geralmente andam em grupo, atacam tudo o que veem pela frente e se movem rapidamente, sendo o tipo mais ágil dos infectados. Porém, também são os mais "frágeis", sendo eliminados facilmente com poucos tiros de pistola ou golpes de arma branca.
2 - Perseguidores (ou Espreitadores)

Sendo o segundo estágio, os Perseguidores (“Stalkers”, no original em inglês) são pessoas infectadas há mais de duas semanas.
Eles têm um comportamento diferente, optando por se esconder em lugares escuros e úmidos para atacar pelas costas da vítima de surpresa – por isso, o apelido de “perseguidor”.
A aparência é mais tomada pelos fungos, que cresceram pelo corpo e principalmente pela cabeça, enquanto boa parte da pele humana já está deteriorada.

Os Perseguidores são mais fortes do que os Corredores, atacando de forma agressiva ao serem encontrados enquanto se escondem. Então, a melhor maneira de enfrentá-los é não bobear e usar direto as armas de fogo, como escopeta e revólver.
3 - Estaladores

Os Estaladores (“Clickers”, no original em inglês) são o tipo mais famoso dos infectados, sendo o terceiro estágio de infecção.
Eles são humanos que foram “transformados” há mais de um ano, então a aparência é marcada por uma cabeça que se assemelha a um grande cogumelo. Por isso, não conseguem enxergar e se guiam inteiramente pelo som.
As criaturas ganharam o apelido de “estalador” por conta dos estalos e ruídos que emitem para caçar humanos com ecolocalização, uma forma de usar as ondas sonoras para reconhecer o ambiente sem precisar da visão.

Eles são um dos tipos mais perigosos de infectados, por serem letais e relativamente rápidos. É altamente recomendado evitá-los com todo o silêncio que você é capaz de fazer e apenas evitar o confronto.
4 - Baiacus (ou Vermes)

Os Baiacus (“Bloaters”, no original em inglês) são o quarto estágio de infecção, em que o humano está infectado há vários anos.
As criaturas não são tão “comuns” quanto os estágios anteriores, pois precisam de um ambiente bem específico para surgirem. Eles basicamente são Estaladores que ficaram confinados por bastante tempo em locais escuros e pequenos.
A aparência dos Baiacus é totalmente desfigurada e tomada pelo fungo, apresentando uma silhueta inchada. Apesar de serem cegos e se movimentarem de forma lenta e desajeitada, eles são extremamente perigosos, resistentes e capazes de arrancar membros humanos com as próprias mãos. Se você ver um deles, melhor fugir de fininho!
5 - Trôpegos

Os Trôpegos (“Shamblers”, no original em inglês) também configuram como o quarto estágio, mas sendo uma versão alternativa, introduzida em The Last of Us Part II.
Eles são similares aos Baiacus, sendo criaturas perigosas que ficaram expostas a muitos ambientes com água, adotando uma aparência inchada, desfigurada e totalmente tomada pelo fungo.
Esses infectados também são extremamente letais, mas não são cegos. Nos jogos, eles geralmente arremessam “bombas de esporos” nas vítimas. Enquanto na série, ainda não tivemos a aparição de um deles.
6 - O Rei dos Ratos

Ainda não existe uma confirmação oficial de que este seria um quinto estágio do Cordyceps, mas certamente é o infectado mais letal e horrendo que já apareceu em The Last of Us.
Introduzida no segundo jogo da franquia, a criatura supostamente surgiu após mais de uma década de infecção e proximidade forçada, em que vários infectados ficaram isolados em um local pequeno. Assim, os fungos dos hospedeiros se fundiram, transformando todos em uma só criatura: O Rei dos Ratos.
Eles são quase impossíveis de matar. Mas, se existe algum conforto, a boa notícia é que são extremamente raros. Apenas um deles apareceu nos jogos.
Esses são todos os estágios (conhecidos, até então) dos infectados de The Last of Us. No entanto, é importante ressaltar que nem todo humano com Cordyceps passará por literalmente todas as fases. Alguns podem não ser um bom hospedeiro para se transformar em Estalador ou Baiacu, simplesmente morrendo como Corredor, por exemplo.
The Last of Us ganha episódios inéditos aos domingos, com transmissão simultânea na HBO e no streaming HBO Max. A segunda temporada da série já foi confirmada.