No próximo domingo (15), os fãs de The Last of Us finalmente verão Joel, Ellie, Tess e companhia em carne e osso sobrevivendo em um mundo pós-apocalíptico. Quase 10 anos após o lançamento original do game, a trama chega ao live-action como série da HBO, com toda a moral que o primeiro grande lançamento do ano no canal merece. Mas nem tudo são flores na trajetória do game, e a estrada até ganhar uma adaptação na telinha teve seus percalços, tal qual uma fase difícil cheia de estaladores.
- Série de The Last of Us alcança 100% de aprovação no Rotten Tomatoes
- HBO terá sinal aberto para a estreia de The Last of Us
Às vésperas da estreia da série, decidimos passear pelo túnel do tempo relembrando como a história de sobrevivência quase saiu dos consoles para a telona, com escolhas bem surpreendentes de elenco. Em algum multiverso da loucura, a franquia virou filme até com a ajudinha de apenas um dos maiores nomes do terror moderno, como você verá a seguir.

O início de um sonho…
Lançado em junho de 2013 para PlayStation 3, The Last of Us foi sucesso instantâneo de público e crítica. Misturando traços de terror, drama, sobrevivência e companheirismo em uma jogabilidade imersiva e competente, o título vendeu 1,3 milhão de cópias só na primeira semana, além de tascar uma cacetada de prêmios ao fim do mesmo ano. No comecinho de 2014, a notícia que muitos fãs aguardavam veio, o jogo viraria filme, e pelas mãos de ninguém menos que Sam Raimi.
O diretor da trilogia original de The Evil Dead (Uma Noite Alucinante ou A Morte do Demônio, ao gosto do freguês) assumiria a produção do longa, a partir de um roteiro do próprio Neil Druckmann, criador e diretor do game original. O projeto seria bancado pela Sony e condensaria toda a trama do primeiro jogo em um longa-metragem de 2 horas.

Em The Last of Us 1, a civilização é dizimada por um misterioso fungo, capaz de transformar pessoas em monstros. É nesse contexto que o solitário Joel se vê encarregado de escoltar a jovem Ellie, cujo sangue pode guardar a chave para uma cura.
Ao longo dos meses, Druckmann deu pistas do andamento do roteiro, sempre destacando a preocupação em manter a essência da trama na telona. Se você já acompanhava o Jovem Nerd News na época (não éramos nem Nerdbunker), deve ter visto declarações do roteirista como:
“Será uma adaptação da história de The Last of Us. Com relação a como vamos encaixar essa história no formato de filme, levando em conta as propriedades únicas do cinema… ainda não temos certeza. Estamos apenas arranhando a superfície por enquanto.”
Mesmo com um respeitado nome na produção, uma base de fãs leais, envolvimento da própria equipe criativa e o jogo original acumulando mais e mais prêmio, o projeto caminhou a passos lentos nos anos seguintes, até parar de vez.
…Deu tudo errado
Cavucando entrevistas antigas de Neil Druckmann, é possível perceber como as expectativas do próprio diretor e da equipe Naughty Dog para o projeto batiam de frente com o que a Sony pretendia com a franquia de ação.
Ao longo de 2014 e 2015, Druckmann seguia afirmando que o roteiro passava por revisões, mas seguia firme. Segundo ele, até leituras com possíveis nomes do elenco já eram realizadas, o que indicava uma possível proximidade das filmagens. Em abril de 2016, a conversa mudou de rumo, com o roteirista alegando que o trabalho no filme havia sido interrompido.

Falando à IGN, ele disse:
“Eu sei que disse em uma entrevista há um tempo que nós tivemos uma leitura de roteiro, deixamos o roteiro de um bom jeito e ele meio que entrou no limbo do desenvolvimento como costuma acontecer. Não trabalhamos nada na produção há mais de um ano e meio.”
Em novembro do mesmo ano, foi a vez de Sam Raimi se pronunciar, indicando ainda mais que o projeto passava por “diferenças criativas” (sempre elas). Raimi disse:
“Quando fomos até Neil com a Ghost House Pictures, esperávamos conseguir os direitos [de The Last of Us] como fazemos com qualquer projeto e então nós venderíamos [o filme], mas controlaríamos os direitos. Mas nesse caso, ele foi até a Sony, e eles têm ideias próprias para o projeto. Eu acho que o plano do Neil não é o mesmo da Sony. E como a minha empresa não tem os direitos, eu não posso ajudar muito.”
Mais recentemente, em 2022, Druckmann revelou que pretendia manter a trama focada na relação entre Joel e Ellie, âncora dramática já do primeiro game, enquanto a Sony queria um novo épico de ação. O cineasta chegou a comparar o escopo pedido pelos executivos com Guerra Mundial Z (2013), longa de zumbis com Brad Pitt.
De Westeros ao apocalipse
Se The Last of Us tivesse virado filme, quais nomes poderiam ser Joel e Ellie de carne e osso? Ao longo dos anos, escolhas de fãs como Jon Hamm, Oscar Isaac e Nikolaj Coster-Waldau fizeram sucesso em fóruns e redes sociais pela internet. A menos que Neil Druckmann e equipe resolvam abrir o bico sobre a escolha do personagem, é bem provável que nunca saibamos de fato quem estava no páreo para o protagonista. Mas pelo menos sabemos quem seria a Ellie.

Na época com 17 anos de idade, Maisie Williams (a Arya de Game of Thrones) era o principal nome cotado para interpretar a jovem. Outra que bateu na trave foi Kaitlyn Dever, que chegou até a participar das tais leituras de roteiro em 2015.
Curiosamente, quem acabou de fato como a Ellie que conheceremos nas próximas semanas foi outra aventureira direto do universo de Westeros.
No fim do túnel, uma luz da telinha
Anunciada em 2020, a série de The Last of Us finalmente chega transportando o jogo para live-action com ação, elenco de peso, bichos horripilantes e tudo mais a que tem direito. Cuidadoso com o próprio filhote, Neil Druckmann está envolvido na produção e assina a criação da série com o veterano Craig Mazin, da elogiada Chernobyl (2019).
Joel e Ellie serão vividos por Pedro Pascal e Bella Ramsey (ambos de GoT), na trama que adaptará boa parte do primeiro game e elementos do capítulo bônus Left Behind.
A estreia no domingo (15) encerra a espera dos fãs da franquia, que há anos aguardam ver as sequências icônicas do game transportadas para a tela. Resta conferir se os 10 anos de espera valeram a pena.
The Last of Us estreia às 22h, com exibição simultânea no HBO e HBO Max. Anna Torv, Gabriel Luna, Murray Bartlett e mais estão no elenco.