Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Relembre a trajetória de The Last of Us até a série da HBO
Séries, TV e Streaming

Relembre a trajetória de The Last of Us até a série da HBO

Trama com Pedro Pascal e Bella Ramsey quase 10 anos após o lançamento do primeiro game

Pedro Siqueira
Pedro Siqueira
12.jan.23 às 16h47
Atualizado há cerca de 2 anos
Relembre a trajetória de The Last of Us até a série da HBO

No próximo domingo (15), os fãs de The Last of Us finalmente verão Joel, Ellie, Tess e companhia em carne e osso sobrevivendo em um mundo pós-apocalíptico. Quase 10 anos após o lançamento original do game, a trama chega ao live-action como série da HBO, com toda a moral que o primeiro grande lançamento do ano no canal merece. Mas nem tudo são flores na trajetória do game, e a estrada até ganhar uma adaptação na telinha teve seus percalços, tal qual uma fase difícil cheia de estaladores.

Às vésperas da estreia da série, decidimos passear pelo túnel do tempo relembrando como a história de sobrevivência quase saiu dos consoles para a telona, com escolhas bem surpreendentes de elenco. Em algum multiverso da loucura, a franquia virou filme até com a ajudinha de apenas um dos maiores nomes do terror moderno, como você verá a seguir.

Aventura de Joel e Ellie cativou fãs no mundo todo

O início de um sonho…

Lançado em junho de 2013 para PlayStation 3, The Last of Us foi sucesso instantâneo de público e crítica. Misturando traços de terror, drama, sobrevivência e companheirismo em uma jogabilidade imersiva e competente, o título vendeu 1,3 milhão de cópias só na primeira semana, além de tascar uma cacetada de prêmios ao fim do mesmo ano. No comecinho de 2014, a notícia que muitos fãs aguardavam veio, o jogo viraria filme, e pelas mãos de ninguém menos que Sam Raimi.

O diretor da trilogia original de The Evil Dead (Uma Noite Alucinante ou A Morte do Demônio, ao gosto do freguês) assumiria a produção do longa, a partir de um roteiro do próprio Neil Druckmann, criador e diretor do game original. O projeto seria bancado pela Sony e condensaria toda a trama do primeiro jogo em um longa-metragem de 2 horas.

Filme de The Last of Us teria o dedo do terror de Sam Raimi

Em The Last of Us 1, a civilização é dizimada por um misterioso fungo, capaz de transformar pessoas em monstros. É nesse contexto que o solitário Joel se vê encarregado de escoltar a jovem Ellie, cujo sangue pode guardar a chave para uma cura.

Ao longo dos meses, Druckmann deu pistas do andamento do roteiro, sempre destacando a preocupação em manter a essência da trama na telona. Se você já acompanhava o Jovem Nerd News na época (não éramos nem Nerdbunker), deve ter visto declarações do roteirista como:

“Será uma adaptação da história de The Last of Us. Com relação a como vamos encaixar essa história no formato de filme, levando em conta as propriedades únicas do cinema… ainda não temos certeza. Estamos apenas arranhando a superfície por enquanto.”

Mesmo com um respeitado nome na produção, uma base de fãs leais, envolvimento da própria equipe criativa e o jogo original acumulando mais e mais prêmio, o projeto caminhou a passos lentos nos anos seguintes, até parar de vez.

…Deu tudo errado

Cavucando entrevistas antigas de Neil Druckmann, é possível perceber como as expectativas do próprio diretor e da equipe Naughty Dog para o projeto batiam de frente com o que a Sony pretendia com a franquia de ação.

Ao longo de 2014 e 2015, Druckmann seguia afirmando que o roteiro passava por revisões, mas seguia firme. Segundo ele, até leituras com possíveis nomes do elenco já eram realizadas, o que indicava uma possível proximidade das filmagens. Em abril de 2016, a conversa mudou de rumo, com o roteirista alegando que o trabalho no filme havia sido interrompido.

Filme de The Last of Us foi protelado até o cancelamento

Falando à IGN, ele disse:

“Eu sei que disse em uma entrevista há um tempo que nós tivemos uma leitura de roteiro, deixamos o roteiro de um bom jeito e ele meio que entrou no limbo do desenvolvimento como costuma acontecer. Não trabalhamos nada na produção há mais de um ano e meio.”

Em novembro do mesmo ano, foi a vez de Sam Raimi se pronunciar, indicando ainda mais que o projeto passava por “diferenças criativas” (sempre elas). Raimi disse:

“Quando fomos até Neil com a Ghost House Pictures, esperávamos conseguir os direitos [de The Last of Us] como fazemos com qualquer projeto e então nós venderíamos [o filme], mas controlaríamos os direitos. Mas nesse caso, ele foi até a Sony, e eles têm ideias próprias para o projeto. Eu acho que o plano do Neil não é o mesmo da Sony. E como a minha empresa não tem os direitos, eu não posso ajudar muito.”

Mais recentemente, em 2022, Druckmann revelou que pretendia manter a trama focada na relação entre Joel e Ellie, âncora dramática já do primeiro game, enquanto a Sony queria um novo épico de ação. O cineasta chegou a comparar o escopo pedido pelos executivos com Guerra Mundial Z (2013), longa de zumbis com Brad Pitt.

De Westeros ao apocalipse

Se The Last of Us tivesse virado filme, quais nomes poderiam ser Joel e Ellie de carne e osso? Ao longo dos anos, escolhas de fãs como Jon Hamm, Oscar Isaac e Nikolaj Coster-Waldau fizeram sucesso em fóruns e redes sociais pela internet. A menos que Neil Druckmann e equipe resolvam abrir o bico sobre a escolha do personagem, é bem provável que nunca saibamos de fato quem estava no páreo para o protagonista. Mas pelo menos sabemos quem seria a Ellie.

Kaitlyn Dever e Maisie Williams foram cotadas para Ellie

Na época com 17 anos de idade, Maisie Williams (a Arya de Game of Thrones) era o principal nome cotado para interpretar a jovem. Outra que bateu na trave foi Kaitlyn Dever, que chegou até a participar das tais leituras de roteiro em 2015.

Curiosamente, quem acabou de fato como a Ellie que conheceremos nas próximas semanas foi outra aventureira direto do universo de Westeros.

No fim do túnel, uma luz da telinha

Anunciada em 2020, a série de The Last of Us finalmente chega transportando o jogo para live-action com ação, elenco de peso, bichos horripilantes e tudo mais a que tem direito. Cuidadoso com o próprio filhote, Neil Druckmann está envolvido na produção e assina a criação da série com o veterano Craig Mazin, da elogiada Chernobyl (2019).

Joel e Ellie serão vividos por Pedro Pascal e Bella Ramsey (ambos de GoT), na trama que adaptará boa parte do primeiro game e elementos do capítulo bônus Left Behind.

A estreia no domingo (15) encerra a espera dos fãs da franquia, que há anos aguardam ver as sequências icônicas do game transportadas para a tela. Resta conferir se os 10 anos de espera valeram a pena.

The Last of Us estreia às 22h, com exibição simultânea no HBO e HBO Max. Anna Torv, Gabriel Luna, Murray Bartlett e mais estão no elenco.

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast