The Callisto Protocol, novo jogo da Striking Distance Studios e dos criadores de Dead Space, está marcado para estrear em dezembro deste ano com a missão de elevar a experiência de horror e ficção científica nos games, segundo o próprio estúdio.
O NerdBunker teve a oportunidade com conversar com Steve Papoutsis, diretor de desenvolvimento do game, sobre como foi a construção do universo e como o estúdio pretende atingir o objetivo de agradar os fãs de terror.
Para começar, a produtora classifica a ambientação de The Callisto Protocol como uma "engenharia de horror", ou seja, o clima aterrorizante é criado a partir da integração entre todos os recursos do jogo, com foco na emoção que vai gerar aos jogadores.
"Esse é nosso termo para a maneira como abordamos a criação de um momento de terror. A tensão, o pavor, a previsão de um momento assustador, a brutalidade e até o desamparo. Todas essas coisas passaram pelas nossas mentes enquanto construímos o terror no jogo. É equilibrar todas essas coisas para que se encaixem na história, tenham o impacto correto e pareçam um pouco natural. E isso sempre se liga à emoção do jogador. O que o jogador está sentindo? Ou o que queremos que o jogador sinta? Então, a engenharia, como chamamos, se trata de elevar a experiência de jogo e garantir o maior impacto possível no jogador."

A construção do clima do jogo é fundamental para a experiência, mas nada seria possível sem criaturas realmente assustadoras. Alguns dos biophages, monstros que dominarão a prisão espacial do game, já foram mostrados nos últimos trailers e ganharam bastante destaque entre os fãs.
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O intuito da Striking Distance Studios é que os jogadores vejam pelo menos um pouco de humanidade nos inimigos. Dessa forma, possam imaginar em como seria terrível estar daquele jeito, como com uma mandíbula rasgada, exemplifica o diretor.
"Nosso pensamento era que o jogador imaginasse como seria um furúnculo gigante saindo de alguém, por exemplo. Estamos tentando criar coisas que pareçam familiares de uma certa maneira e depois distorcê-las. Claro, há muitos grandes monstros. Mas quando as coisas começam a ficar um pouco fantásticas demais, isso tira o medo, tira aquele horror que você sente quando vê um inimigo. Então, nos projetos de nossos inimigos, queríamos ter certeza de que mantivemos esse aspecto humano de alguma forma."

Para derrotar as terríveis criaturas do game, a produtora pretende oferecer muita liberdade nos combates. Quem optar por priorizar a batalha corpo a corpo, por exemplo, vai garantir alguns dos momentos mais brutais do título.
"[Combate] Corpo a corpo geralmente é o último recurso nos games [do gênero]. Mas em nosso jogo, queríamos mudar completamente isso, permitindo que o jogador use corpo a corpo por vários motivos. Além disso, permite chegar mais perto dos inimigos e realmente enxergar aqueles monstros horríveis enquanto luta contra eles, abrindo a porta para muitas opções de combate brutais."

Já outra opção, como nos remakes recentes de Resident Evil, será a de desmembrar algumas das criaturas para ajudar na luta. Essa possibilidade será de grande ajuda quando enfrentar mais de um inimigo. "Nosso sistema realmente aproveita essa ideia de habilidade do jogador", destaca o diretor.
Apesar de apontar o clima de terror e o gameplay como os destaques de The Callisto Protocol, Papoutsis ressaltou que os jogadores novatos no gênero ainda poderão aproveitar uma série de características que, em sua opinião, tornam o game mais inclusivo para o grande público.
"A nossa esperança é que o conceito, a narrativa, o cenário, a arte, a tecnologia e todas as coisas que construímos chamem a atenção do maior número possível de jogadores. A equipe também foi capaz de entregar alguns dos melhores visuais que eu já vi e estou muito orgulhoso disso. [...] É muito subjetivo dizer o que fará com que novas pessoas joguem um jogo. Eu acho que, como jogador, procuro boas narrativas.

O diretor de desenvolvimento salientou que o estúdio está focado nesse lançamento, mas ele não deixou de comentar a expectativa dos fãs para os próximo jogos de terror e sobrevivência, como Alan Wake 2 e Resident Evil 4 Remake. "É fantástica a empolgação da comunidade em ter muitas opções diferentes para jogar".
E para quem acredita que a ficção científica ficará de lado, não precisa se preocupar: Papoutsis contou que a equipe se inspirou em diversas obras do gênero para criar uma narrativa envolvente e podem ter até alguns easter eggs pela história, apesar de não entregar nenhuma pista. O que será que vem por aí?
The Callisto Protocol será lançado em 2 de dezembro para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series e PC.