Terry Gilliam, famoso escritor e diretor inglês integrante do grupo Monty Python, criticou o filme e os produtores de Pantera Negra.
Em entrevista à IndieWire, Gilliam acusou a todas as pessoas responsáveis pelo filme de "nunca terem ido à África". Segundo o cineasta, o longa da Marvel só recebeu críticas positivas pelas "políticas de identidade".
“Fez o meu sangue ferver. [...] Eu odiei Pantera Negra. Me deixou louco. O filme dá a ideia às crianças negras de que isso é algo que se pode acreditar. Besteira. É besteira absoluta. [...] Acho que as pessoas que fizeram isso nunca estiveram na África."
Terry Gilliam acusou a produção de ter apenas ido ao continente para "buscar um estilista para tecidos e artefatos africanos".
Ao contrário do que foi dito pelo diretor, a equipe de Pantegra Negra visitou a África e estudou sobre o continente para produção de arte e figurino. Algumas filmagens inclusive aconteceram na África do Sul, Zâmbia e Uganda.
- Governo americano lista Wakanda como um país real por engano
- Pantera Negra 2 ganha data de estreia
- Martin Freeman deve retornar para sequência de Pantera Negra
Pantera Negra 2 estará fora da Fase 4 da Marvel, mas o filme foi confirmado por Kevin Feige durante o painel do estúdio na San Diego Comic-Con.
Pantera Negra fez história ao se tornar o primeiro filme de super-heróis indicado ao Oscar de Melhor Filme. O filme estreou em fevereiro de 2018 e arrecadou US$ 1,3 bilhão na bilheteria mundial.