Com o lançamento do Disney+ em 2019 nos EUA, a empresa resolveu expandir o universo de Star Wars, com o lançamento de The Mandalorian, primeira série live-action da galáxia muito, muito distante.
- Guia: Conheça todas as séries animadas de Star Wars
- Como George Lucas escreveu o primeiro filme de Star Wars de 1977
Desde então, a franquia vem se ramificando em produções como Obi-Wan Kenobi, Andor, Ahsoka e mais, trazendo não apenas a oportunidade de explorar novos ambientes para a saga (até mesmo longe de histórias com Jedi), mas também velhos conhecidos de quem acompanha a franquia em outras mídias.
Só em The Mandalorian e no derivado Ahsoka, tivemos personagens como Ahsoka Tano, Ezra Bridger, Thrawn, Sabine Wren e outros nomes que fizeram a alegria dos fãs das animações The Clone Wars (2008-2020) e Star Wars Rebels (2014-2018).
Ainda assim, a franquia ainda está repleta de rostos que poderiam, muito bem, segurar uma história própria em live-action, e como todos sabem que a Disney nos ouve, reunimos aqui oito personagens de diferentes períodos e produções que merecem lugar em algum futuro projeto da franquia espacial:
1 - Capitão Rex
Apesar de criados praticamente como peões descartáveis no campo de batalha, os soldados clones apresentados em Star Wars: Episódio II - Ataque dos Clones (2002) e Star Wars: Episódio III - A Vingança dos Sith (2005) ganham uma nova profundidade nas histórias das animações, especialmente, claro, Clone Wars. Mesmo em episódios voltados ao público infantil, a trama aborda como cada clone tem uma personalidade e caminhos próprios, além de tornarem-se grandes e leais amigos dos heróis, como o Capitão Rex.

O clone lutou lado a lado com Anakin Skywalker e Obi-Wan Kenobi como parte da lendária 501ª Legião. Ele não só sobreviveu aos eventos do final de Clone Wars, incluindo o expurgo Jedi com a Ordem 66, como conseguiu libertar-se do controle mental de Palpatine, se tornando um grande aliado na luta da Rebelião já no período do Império.
Para ser justo, o personagem teve uma aparição curtinha (sem nem mostrar o rosto) no intenso quinto episódio de Ahsoka, que mostrou uma viagem pela memória da guerreira durante as Guerras Clônicas. Ainda assim, torcemos que o leal capitão seja melhor aproveitado na saga.
2 - Asajj Ventress
Assim como o Grão Almirante Thrawn, que debutou em live-action em Ahsoka, Asajj Ventress sobreviveu à mudança do cânone de Star Wars para a Disney, aparecendo originalmente nos quadrinhos e na primeira versão animada de The Clone Wars, em 2003, sob comando de Genndy Tartakovsky (Samurai Jack).

A personagem foi aprendiz do Conde Dookan e deu muito trabalho a Obi-Wan e Anakin durante a guerra. A história da vilã fica ainda mais interessante quando ela se revela um pouco mais complexa do que aparenta, indo de uma sanguinária e implacável destruidora, a uma personagem com tons de cinza. Essa relação aparece, por exemplo, quando a personagem se une à então jovem Ahsoka, falsamente acusada de um atentado contra o templo Jedi.
Mais recentemente, ela deu as caras na terceira e última temporada da animação The Bad Batch, que aborda as aventuras de um grupo de clones renegados no período de ascensão do Império.
3 - Hondo Ohnaka
Se você curte o lado mais urbano da Galáxia, com toda sorte de escória e vilania, Hondo Ohnaka é o seu personagem. O pirata consegue deixar até Han Solo no chinelo quando o assunto é malandragem. Basta dizer que, em determinado ponto, ele conseguiu sequestrar Conde Dookan, Obi-Wan e Anakin JUNTOS, e ainda teve a coragem de pedir resgate.

Apesar disso, o personagem também tem algum traço de bondade, ou no mínimo uma bússola moral relativamente alinhada com o bem, ainda que por interesse próprio. Supõe-se também que ele está vivo durante a cronologia de The Mandalorian e O Livro de Boba Fett. Então fica a ideia então no ar…
4- Cal Kestis
Para não dizer que não falamos dos jogos, Star Wars Jedi: Fallen Order apresentou um novo herói ao cânone da franquia na figura do aventureiro Cal Kestis. Assim como Ezra Bridger, Kestis é um sobrevivente da Ordem 66, vivendo em fuga desde então.

Kestis retornou para mais uma aventura em Star Wars Jedi: Survivor (2023), e segue na espera de uma transição para o live-action. Nos games, o guerreiro enfrenta o período de opressão Sith com o Império no auge do poder, ao mesmo tempo em que descobre segredos milenares da Ordem Jedi.
5- Darth Plagueis

"Você já ouviu a tragédia de Darth Plagueis, o sábio?" É com a antiga lenda Sith que o sedutor Palpatine (Ian McDiarmid) atrai o jovem Anakin às tentações do Lado Sombrio. Em A Vingança dos Sith (2005), Plagueis é descrito como um mestre Sith tão poderoso que foi capaz até de manipular vida e morte, conhecimento que, para o jovem Skywalker, seria a chave para salvar Padmé (Natalie Portman). No universo expandido da franquia, é estabelecido que Plagueis foi o mestre do próprio Palpatine, assassinado pelo pupilo ardiloso.
6- Satine Kryze

A duquesa do planeta Mandalore representa um dos arcos mais emocionantes e trágicos de The Clone Wars. Com seu povo bem no meio das Guerras Clônicas, a personagem cruza os caminhos de Anakin e Obi-Wan, ao ponto de ser o mais próximo de um interesse amoroso que o valente mestre Jedi teve.
Ela também é irmã da guerreira Bo-Katan Kryze, que foi a primeira da família a fazer a travessia para live-action, com Katee Sackhoff estrelando a segunda e a terceira temporada de The Mandalorian.
7- Doutora Aphra

O universo Star Wars tem até seu próprio Indiana Jones, e ela atende pelo nome de Doutora Aphra. A arqueóloga nasceu nos quadrinhos de Darth Vader, mas fez tanto sucesso que saiu da sombra do Lorde Sith e ganhou séries próprias.
Contratada pelo guerreiro para ajudá-lo na missão de tomar o poder do Imperador, Aphra se mete em aventuras pela galáxia até ser uma das únicas que passou a perna em Vader e escapou com vida. O que, convenhamos, é um feito e tanto.
8- Kanan Jarrus
Se a trilogia prelúdio teve Qui-Gon Jinn, Rebels teve Kanan Jarrus. O personagem é a definição mais clássica do que é (ou deveria ser) um bom mestre Jedi, com toda a honra e responsabilidade que o título traz. O mestre de Ezra Bridger fez sucesso nas quatro temporadas da animação, mas o destino trágico impediu que o Jedi aparecesse como parte da tripulação da Fantasma em Ahsoka. Mesmo assim, estamos falando de Star Wars, onde espíritos da Força e flashbacks podem muito bem ser a porta para uma pontinha de Freddie Prinze Jr.

- Relembre os jogos mais marcantes de Star Wars
- Rey Skywalker: como Star Wars pode se redimir com novo filme da franquia?
Siga de olho no NerdBunker para mais novidades de uma galáxia muito, muito distante. Aproveite e conheça todas as redes sociais da gente, entre em nosso grupo do Telegram e mais - acesse e confira.