Um furo de roteiro da trilogia original de Star Wars, que incomodava os fãs da franquia durante décadas, parece finalmente ter sido resolvido.
O caso é seguinte: em Star Wars: O Império Contra-Ataca (1980), Luke Skywalker (Mark Hamill) vai ao planeta Dagobah para o treinamento de Jedi com o Mestre Yoda. O jovem está acompanhado de R2-D2 que, ao que tudo indica, conhece Yoda naquele momento.
No entanto, na trilogia prelúdio, lançada nos anos 2000, é revelado que os dois personagens já se conheciam há muito tempo. Assim, fãs apontavam esse problema no roteiro desde então.
O mistério foi finalmente resolvido com o lançamento do livro From a Certain Point of View: The Empire Strikes Back, título que aborda a história do Episódio V e explica o que aconteceu (via Comicbook).
No capítulo intitulado "The First Lesson" ("A Primeira Lição", em tradução livre para o português), é revelado que Yoda reconheceu o R2-D2 quando ele chegou com Skywalker em Dagobah, mas preferiu não se manifestar.
"Movendo-se cuidadosamente pelo pântano enquanto permanecia sob a névoa, Yoda logo avistou o garoto e seu dróide desempacotando s seus suprimentos", diz o livro. "Mesmo com o dróide coberto de algas, sujeira e fluido estomacal, a sua aparência e formas familiares ainda eram bastante reconhecíveis. R2-D2."
"Claro que o menino estava com o velho dróide de Anakin. Esses ciclos do destino não surpreendiam mais o Jedi de novecentos anos", conclui.
- Star Wars: Rogue Squadron | Chris Pine está empolgado por Patty Jenkins, diretora do filme
- Star Wars | George Lucas acredita que diálogos de Ataque dos Clones são “honestos”
- Esse é o mais próximo que chegamos de um sabre de luz de verdade
Todos os filmes da franquia Star Wars estão disponíveis no Disney+.