As prequels de Star Wars lançadas entre 1999 e 2005 podem ter sido um sucesso de bilheteria, mas não foram tão bem recebidas assim pela crítica nem pelos fãs. Entretanto, o estúdio — que na época ainda era a Fox — já esperava isso.
No livro inédito, The Star Wars Archives: 1999-2005 (via Polygon), George Lucas comentou que assim que comentou com a Fox que estava fazendo a história de como Anakin se tornou Darth Vader, eles ficaram muito empolgados. Entretanto, assim que ele citou que Anakin teria 10 anos de idade no primeiro filme, tudo mudou.
O estúdio teria dito "Você vai destruir a franquia; você vai destruir tudo!" e Lucas disse que estaria "fazendo um filme que ninguém quer ver", mas preferia fazer isso a contar a mesma história de novo e de novo.
O filme mais recente da franquia, Star Wars: A Ascensão Skywalker estreou em dezembro de 2019 e arrecadou mais de US$ 1 bilhão de bilheteria. Ao longo dos últimos meses, detalhes do roteiro e até mesmo algumas artes conceituais do filme descontinuado apareceram internet afora (confira aqui).