“O mundo mudou, mas a E3 ainda não”, diz Sony sobre sua ausência no evento

Executivo explica que a empresa tem seu próprio calendário que não bate com o evento

Tayná Garcia Publicado por Tayná Garcia

Quando a Sony anunciou no finalzinho do ano passado que não estaria na E3 2019, muitas pessoas ficaram surpresas. E não tinha sido dada uma justificativa digna para os fãs da marca. Pelo menos, até agora.

Em entrevista para a CNET, o executivo Shawn Layden explicou que a ausência da empresa no evento de games mais cobiçado do mundo se deve à falta de mudanças. “O mundo mudou, mas a E3 não necessariamente mudou com ele”, disse.

Segundo ele, a E3 tinha dois propósitos principais: reunir jornalistas para transmitir as novidades para o público e informar sobre as vendas ao decorrer do ano. E acabou perdendo a relevância dos dois com a chegada da internet, que espalha notícias em qualquer hora rapidamente.

Layden ainda falou que acontecerá um evento especial para as distribuidoras e varejistas para tratar especialmente das vendas e dos lançamentos que estão por vir ainda neste ano. Então, em suma, a Sony está tomando seu próprio ritmo sem depender de um evento terceirizado.

Nós temos um evento que acontecerá agora em fevereiro, chamado Destination PlayStation, no qual vamos trazer varejistas e parceiros terceirizados para saberem como será o nosso ano. Eles estão tendo essas discussões sobre vendas em fevereiro. […] E com a internet e o fato de que as notícias são espalhadas 24h por dia, a E3 perdeu seu impacto.

E por fim, o executivo contou que a Sony está focando em menos jogos para ter mais qualidade em cada um deles, dando mais um motivo para o afastamento do evento.

Com nossa decisão de fazer menos jogos em grandes períodos de tempo, chegamos à conclusão que junho [época em que a E3 acontece] não era a hora certa para a gente anunciar algo novo.

O tom de Layden pode indicar que a Sony pode deixar a E3 de lado de vez e focar em seu próprio cronograma. Mas só saberemos se a empresa realmente desistiu de participar do evento nos próximos anos.

Atualmente, os jogos mais aguardados para PlayStation 4 são Death StrandingThe Last of Us 2 e Ghost of Tsushima, mas nenhum deles têm uma data de lançamento oficial. Espera-se que eles sejam lançados em algum momento de 2019, mas não há confirmação.