Sony e Microsoft trocam farpas em mais um dia na Guerra dos consoles
Todo mundo sabe que existe uma guerra no mundo dos games, uma guerra travada por fanboys fanáticos por seus consoles preferidos e por executivos das empresas envolvidas nesta batalha que definirá o vencedor desta geração. Enquanto a Nintendo venha reinando absoluta, a ponto de nem mesmo a crise financeira afetar as suas vendas, Sony e […]
Todo mundo sabe que existe uma guerra no mundo dos games, uma guerra travada por fanboys fanáticos por seus consoles preferidos e por executivos das empresas envolvidas nesta batalha que definirá o vencedor desta geração. Enquanto a Nintendo venha reinando absoluta, a ponto de nem mesmo a crise financeira afetar as suas vendas, Sony e Microsoft atiram para todos os lados para tentar ficar com o segundo lugar desta corrida.
Segundo Kazuo Hirai, CEO da companhia japonesa, falta longevidade ao Xbox 360, uma vez que o ciclo de vida das caixas de Bill Gates é de no máximo 5 anos, enquanto que o PS3, vai durar pelo menos 10 anos. Ainda segundo o CEO, somente uma situação muito adversa fará com que a base instalada do seu concorrente seja maior.
Embora Kazuo Hirai diga isso, os números das vendas mostram que o console da MS, vende duas vezes mais que o concorrente da Sony, o que confere a ele o atual posto de vice colocado. Um vice colocado que pouco ameaça o líder Wii, que vendeu até novembro de 2008 mais de 34 milhões de unidades no mundo todo
Hirai, ainda garantiu que o Playstation 3 “continuará com a liderança oficial da indústria”, numa clara ignorância ao estrondoso sucesso do Wii. Hirai defende sua tese de “liderança oficial” com o argumento que “a Sony não vê o Wii como adversário, pois eles operam em outro mundo e nós operamos apenas no nosso mundo”.
A resposta da empresa de Bill Gates não tardou e veio por meio da declaração de Aaron Greenberg , diretor de produto do Xbox 360, que afirmou que o vencedor desta geração não será decidido pelas especificações de hardware, mas sim pela inovações de software e serviços on-line, que segundo Greenberg, é a característica mais forte de sua companhia, força que daria uma vantagem sobre o rival. Greenberg citou que segundo pesquisas, o Xbox 360 tem uma base instalada de 7 milhões de unidades e terminou dizendo que a Sony não tira a diferença antes de 2014 , “mesmo que as vendas do PS3 dobrassem e as nossas permanecessem nos níveis atuais”.
Essa troca de farpas e declarações pouco amistosas ocorrem pouco depois do anúncio de que a Sony deverá reduzir o preço do Playstation 3 em abril. Apesar da crise mundial, a indústria de games não tem do que reclamar, pois teve um crescimento de 19% em 2008 em relação ao ano anterior.

Ricardo Araujo é do tempo que existia a Guerra das cervejas no verão.
.