Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Skull & Bones entra em alfa após oito anos de problemas no desenvolvimento, diz reportagem
Games

Skull & Bones entra em alfa após oito anos de problemas no desenvolvimento, diz reportagem

Falta de visão criativa, mudanças de liderança e ambiente insalubre de trabalho foram mencionados

Tayná Garcia
Tayná Garcia
20.jul.21 às 15h24
Atualizado há mais de 1 ano
Skull & Bones entra em alfa após oito anos de problemas no desenvolvimento, diz reportagem

De acordo com uma reportagem publicada pela Kotaku nesta terça-feira (20), Skull & Bones acaba de entrar em fase alfa após oito anos em desenvolvimento pela Ubisoft Singapore, que foram marcados por múltiplos problemas de planejamento e gerenciamento.

O game começou a ser desenvolvido em 2013 e, originalmente, seria apenas uma expansão multiplayer de Assassin's Creed: Black Flag. No entanto, o escopo do projeto cresceu tanto, que a Ubisoft decidiu transformá-lo em uma nova franquia de jogos como serviço. Foi então, que problemas começaram a acontecer.

Apesar de ter recebido trailers e até demos em eventos da E3, muitos desenvolvedores do estúdio afirmaram que o "jogo não existe efetivamente".

Fontes anônimas ligadas ao projeto revelaram ao site que Skull & Bones passou por muitas reinicializações, jogando fora entre seis meses a um ano de trabalho por mudar de direção criativa quase anualmente. Ideias, conceitos e premissas foram descartados e alterados subitamente em 2018, 2019 e 2020 — e algumas nem passavam da fase de protótipo.

E parece que ainda não há uma visão concreta de como será a versão final do jogo. "O jogo ainda está evoluindo. Todo mundo sabe como um jogo da Ubisoft deve ser, e o design atual simplesmente não chegou lá ainda", relatou um desenvolvedor.

O projeto já está nas mãos do terceiro diretor criativo, a ex-vice-presidente da Ubisoft Paris, Elisabeth Pellen. E foram tantas mudanças na equipe e no projeto criativo por conta da troca de liderança, que o orçamento do título já ultrapassou US$ 120 milhões.

A falta de visão criativa também foi intensificada pelo gerenciamento da Ubisoft Singapore, que perdeu muitos funcionários que relataram salários baixos, discriminação salarial e gerentes que provocam insalubridade no ambiente de trabalho.

Alguns desenvolvedores ainda reportaram que os líderes sempre optaram por soluções a curto prazo para agilizar o projeto, mas isso se tornava um problema maior nos meses seguintes, dando ainda mais trabalho. A falta de experiência da Ubisoft Singapore com títulos de grande orçamento e o mau planejamento da parte editorial do estúdio também foram mencionados.

"Ter pessoas trabalhando por quatro, cinco anos em algo que não vai para frente destrói qualquer um", desabafou anonimamente um desenvolvedor.

Mesmo com tantos problemas, um cancelamento nunca foi opção. Segundo o site, existe um acordo com o governo de Singapura, onde está localizado o estúdio, que exige o lançamento de uma nova franquia de grande orçamento nos próximos anos — em troca de uma quantidade generosa de subsídios.

Por fim, o Kotaku entrou em contato com a Ubisoft sobre o assunto, que apenas relatou que Skull & Bones entrou em fase alfa e desviou dos relatos de problemas no desenvolvimento. Confira a declaração oficial logo abaixo:

"A equipe da Skull & Bones está orgulhosa do trabalho feito no projeto, entrando agora em Alpha, e está ansiosa para compartilhar mais detalhes quando chegar a hora certa. Dito isso, qualquer especulação infundada sobre o jogo ou as decisões criativas tomadas só servem para desmoralizar a equipe que está trabalhando muito para desenvolver uma nova franquia ambiciosa que corresponda às expectativas de nossos jogadores.

No ano passado, fizemos mudanças significativas em nossas políticas para criar um local de trabalho seguro e mais inclusivo, capacitando nossas equipes para criarem jogos que reflitam a diversidade do mundo em que vivemos".

Skull & Bones ainda não tem data de lançamento.

Veja mais sobre

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast