Os robôs quadrúpedes da Boston Dynamics (que se assemelham bastante aos cachorros de Black Mirror) estão sendo testados em Singapura para monitorar o distanciamento social. As informações são do The Verge.
Conhecidos como Spot, os "cães" estão equipados com câmeras e algumas ferramentas de análise que permitem estimar o número de pessoas que estão no parque Bishan-Ang Mo Kio. Eles também emitem mensagens lembrando as pessoas que se mantenham a uma distância segura uma das outras.
Segundo a publicação, as autoridades explicaram que as câmeras acopladas aos robôs não conseguem rastrear indivíduos ou gravar dados pessoais de quem é filmado. O Spot é controlado remotamente, mas possui sensores embutidos que impede colisões. Se os testes forem bem sucedidos, o robô pode ser implementado em tempo integral durante os horários de pico do parque.
O parque colocou placas que pedem ao visitantes que não atrapalhem o trabalho do robô. Veja abaixo.
Segundo a NParks, responsável pelos parques de Singapura, uso do Spot reduzirá a necessidade de ter funcionários patrulhando o local e "reduz o risco de exposição ao vírus". A publicação revelou que está sendo considerando implantar o robô em outros lugares da cidade-estado.
Recentemente, os mesmos robôs foram usados em um hospital para ajudarem médicos no tratamento remoto de pacientes (relembre aqui).