Após James Gunn ser demitido pela Disney por conta de tweets antigos, Sean Gunn, ator que interpreta Kraglin em Guardiões da Galáxia e irmão do diretor, fez inúmeros tweets falando sobre o caso, enfatizando que James Gunn mudou muito desde que os tweets foram feitos e fazendo paralelos com os filmes.
"1. Acho que não precisa dizer que eu amo e apoio o meu irmão James. Eu tenho muito orgulho de quão gentil, generoso e cheio de compaixão ele é pelas pessoas que estão na vida dele, sejam eles amigos, família, colegas, fãs ou estranhos."
"2. Desde que ele era criança, estava claro que ele tinha um desejo (talvez destino), de contar histórias, encontrar sua voz através de quadrinhos, filmes, a banda dele. A luta para encontrar essa voz era às vezes atrapalhada, equivocada ou simplesmente burra, e as vezes maravilhosa, emocionante e hilária."
"3. Desde que ele começou a dedicar sua vida inteira aos filmes dos Guardiões [da Galáxia] há seis anos, eu o vi canalizar essa voz em seu trabalho e o vi se transformar a partir do cara que fazia coisas para chocar pessoas."
"4. Eu vi em primeira mão como ele foi de alguém que estava preocupado que teria que "suavizar seu jeito" para um público maior para alguém que percebeu que esse "jeito" não era uma ferramenta tão útil quanto ele achava. Que seu talento para contar histórias era algo melhor."
"5. Eu vi que ele tinha um coração mais aberto do que o cara que precisava chamar atenção das pessoas ao fazer piadas desagradáveis ou ofensivas (ou qualquer adjetivo que você quiser dar a elas - eu nunca achei que esse material deprimente era o que ele tinha de mais engraçado e a nossa mãe também não acha)."
"6. De muitas maneiras essa mudança do meu irmão se reflete na mudança pelas quais os Guardiões da Galáxia passam. Eu ouvi meu irmão dizer várias vezes que quando Quill diz para a equipe que "essa é a nossa chance de nos importarmos" que esse era o discurso que ele mesmo precisava ouvir."
"7. É parte do que fez trabalhar nos filmes de Guardiões [da Galáxia] uma experiência tão recompensadora para o elenco e me incluo nisso. Nós acabamos envolvidos em um filme de super-herói de grande orçamento que, em seu âmago, era extremamente pessoal. Isso é um presente. E é por isso que [o filme] é bom."
"8. A propósito, isso não é uma informação nova. São coisas que James explicou várias vezes em entrevistas, em mais detalhes e de maneira mais eloquente. Não é uma reviravolta. Sempre fez parte da história."
"9. Então eu acho que a esperança que eu tenho é que os fãs continuem a assistir e apreciar os filmes dos Guardiões [da Galáxia], não apesar do fato de que o diretor costumava ser meio idiota, mas por causa disso. Eles são, afinal de contas, filmes sobre descobrir o melhor de si mesmo."
"10. Trabalhar nesses filmes transformou meu irmão em uma pessoa melhor, e eles me fizeram melhor também. Eu tenho orgulho disso. Paz."
A controvérsia envolvendo James Gunn começou após tweets antigos do cineasta serem revividos — na maioria deles, o diretor fazia piadas com temas sensíveis como estupro e pedofilia.
Gunn dirigiria o Vol. 3 de Guardiões da Galáxia, que já tinha um roteiro pronto e estava prestes a ser gravado.
Além da demissão pela Disney, James Gunn cancelou sua participação na SDCC 2018, no painel da Sony.