Rutger Hauer, o Roy Batty, de Blade Runner, morre aos 75 anos

"Todos esses momentos se perderão no tempo, como lágrimas na chuva."

Redação NerdBunker Publicado por Redação NerdBunker
Rutger Hauer, o Roy Batty, de Blade Runner, morre aos 75 anos

O ator Rutger Hauer, que interpretou o personagem Roy Batty, em Blade Runner (1982) morreu no dia 19 de julho, em sua casa, na Holanda, segundo a Variety, após uma “doença breve”. A informação foi confirmada ao site pelo agente do ator, Steve Kenis.

Hauer trabalhou por mais de sessenta anos na televisão e cinema, em mais de 170 produções, como O feitiço de Áquila (1985), no qual fez par romântico de Michelle Pfeiffer; Batman Begins (2005), quando interpretou o vilão dono da Wayner Corp., e Sin City: A cidade do pecado (2005), interpretando Cardinal Roark. Na TV, fez participações em True Blood, no papel de Niall Brigant e na minissérie A mansão Marsten (2004), baseada na obra de Stephen King.

O ator venceu o Globo de Ouro em 1987, pelo telefilme Fuga de Sobibor. E teve outra indicação para o prêmio em 1994, por A nação do medo.

O papel mais marcante do ator, no entanto, é o líder dos replicantes, Roy Batty, antagonista de Rick Deckard (Harrison Ford), no clássico Blade Runner, de Ridley Scott.

Rutger Hauer encerra o filme em uma das cenas icônicas do cinema:

Eu vi coisas que vocês não imaginariam. Naves de ataque em chamas ao largo de Órion. Eu vi raios-c brilharem na escuridão próximos ao Portal de Tannhäuser. Todos esses momentos se perderão no tempo, como lágrimas na chuva. Hora de morrer.

Rutger Hauer nasceu em 23 de janeiro de 1944, em Breukelen, na Holanda. Foi casado com Heidi Merz e a atriz Ineke ten Cate. Deixa uma filha, a também atriz Aysha Hauer, e um filho, o modelo Leandro Maeder.