A Bloomberg reportou nesta quarta-feira (27) que a Rockstar Games, estúdio de GTA e Red Dead Redemption, passou por mudanças significativas de cultura no ambiente de trabalho nos últimos quatro anos.
A reportagem detalha que a empresa começou a tomar um novo direcionamento a partir de 2018, após a polêmica envolvendo relatos de dezenas de funcionários que sofreram crunch, período em que horas extras e exageradas são feitas para entregar um jogo dentro do prazo.
Mais de 20 fontes anônimas ligadas à Rockstar relataram ao site que, desde então, o estúdio tomou medidas para reinventar o ambiente de trabalho, tornando-o mais "progressista e compassivo". Um dos relatos conta que sente até que "um clube de meninos foi transformado em uma empresa de verdade" com as mudanças.
Algumas das medidas tomadas foram horários de trabalho mais flexíveis, conversão de contratados para funcionários de tempo integral, mais produtores para evitar as horas extras de crunch e novos benefícios focados na saúde mental e direitos de licença dos funcionários. Além disso, o estúdio também desligou funcionários que foram descritos como "abusivos".
Por fim, a reportagem frisa que tais mudanças podem afetar o próximo projeto da empresa, GTA 6, uma vez que relatos apontam que o jogo terá uma protagonista feminina pela primeira vez e os desenvolvedores estão tomando mais cuidado com o tom da história. "Uma Rockstar mais gentil pode produzir o mesmo GTA que tornou o estúdio conhecido? Alguns funcionários não têm tanta certeza", finaliza.
Vale ressaltar que a Rockstar não comentou publicamente sobre as informações da Bloomberg.
O novo jogo de GTA ainda não tem previsão de lançamento.