Se você é usuário do Reddit é bem capaz de, nos últimos dias, ter trombado com um anúncio te convidando para um tal de r/place mesmo sem nem saber do que se trata. A brincadeirinha lançada no 1º de abril tomou conta da rede social neste ano, promovendo a interação e criatividade entre as diversas comunidades da plataforma. Mas o que raios é r/place e como funciona esse negócio?
Para começar, o Reddit é, basicamente, um grande agregador de comunidades. Pense em uma espécie de Orkut, mas versão 2.0 e sem depoimentos (infelizmente). Por lá, você consegue encontrar grupos (os subreddits) de mais variados temas, desde Star Wars, Game of Thrones até coisas mais… específicas, como fotos de lontras fofinhas ou grupos onde anônimos fazem perguntas respondidas pelos milhões de usuários da plataforma.
Dito isso, o r/place (as comunidades do Reddit são definidas pelo prefixo r/) é uma grande brincadeira envolvendo todas as comunidades disponíveis na plataforma. Trata-se de um canva em branco, ou uma grande tela de pintura, onde cada usuário pode, durante um determinado período de tempo, adicionar ou trocar um pixel de cor para formar uma figura. E cada pixel só pode ser mexido pelo mesmo usuário depois de um tempo X.
Se parece trabalhoso, é porque de fato é. Mas a graça está justamente em diversos subreddits se juntarem em massa para construir figuras representando seus gostos na tela. O sub r/PrequelMemes, por exemplo, dedicado à trilogia prequel de Star Wars, se uniu para criar diversas versões do Jedi Obi-Wan Kenobi, e por aí vai.
Como Brasil é Brasil, é CLARO também que a nossa zoeira estaria representada na brincadeira, com símbolos nacionais como a Turma da Mônica, o Cristo Redentor e até uma garrafa da cachaça 51.
Para contribuir, você só precisa ter uma conta no Reddit, que pode ser criada só com e-mail e senha. A partir daí, você pode se divertir sozinho, colocando pixels na arte, ou procurar alguma comunidade do seu gosto e ajudar em algum projeto. Mas corra! Porque aparentemente o r/place sai do ar já no fim desta segunda-feira (4), após apenas quatro dias no ar.
A brincadeira foi feita pela primeira vez em 2017, também como uma piada de 1º de abril.