Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Comunidades do Reddit entram em greve contra mudanças na plataforma
Ciência e Tecnologia

Comunidades do Reddit entram em greve contra mudanças na plataforma

Fórum passará a cobrar por uso de dados em apps terceiros, que tornaria ferramentas inviáveis

Pedro Siqueira
Pedro Siqueira
12.jun.23 às 18h36
Atualizado há quase 2 anos
Comunidades do Reddit entram em greve contra mudanças na plataforma
Crédito: Reddit/Reprodução

Quem abriu o Reddit nesta segunda-feira (12) para dar aquela olhadinha nas comunidades favoritas muito provavelmente deu com a cara na porta. É que durante 48 horas, milhares de subreddits (como são definidos os fóruns) da plataforma ficarão privados e inacessíveis aos usuários, em uma espécie de greve coordenada contra polêmicas mudanças no site.

O “Reddit Blackout”, como vem sendo chamado, luta contra a decisão do fórum de cobrar pelo uso de dados para desenvolvedores de apps terceiros, a chamada API. Na prática, isso deixa quase insustentável que produtores independentes criem aplicativos capazes de acessar o feed do Reddit.

Apesar de o Reddit ter um aplicativo próprio, muitos usuários relatam que ferramentas de acessibilidade e até uma melhor navegação vêm de forma melhor em outras opções de navegação, agora ameaçadas pelos preços exorbitantes. Os apps terceiros também facilitam o trabalho de moderação das comunidades, cada uma com administradores próprios.

Subreddit de fãs do Jovem Nerd aderiu à paralisação. Crédito: Reddit/Captura de tela

Comunidades muito populares como o r/funny, r/mildlyinteresting, r/LifeProTips e mais, com milhões de usuários trafegando diariamente, aderiram à paralisação. Fóruns brasileiros como o r/brasil e o r/jovemnerd, comunidade de fãs dedicada ao site, também fecharam as portas.

Até o momento, o Reddit se mantém firme na decisão de cobrar pela API. Siga de olho no Nerdbunker para mais novidades.

Fonte: Washington Post

Veja mais sobre

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais