Desde a última quinta-feira (5), o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, tenta censurar a HQ Vingadores - A Cruzada das Crianças, que estava sendo vendida na Bienal Internacional do Livro Rio. Desde então, a prefeitura enviou duas vezes fiscais para recolher material considerado "impróprio", mas não foi encontrada nenhuma obra em desacordo com as normas.
A disputa se estendeu para os tribunais, com uma liminar favorável à Bienal, outra autorizando a censura e uma decisão do presidente do STF derrubando a liminar que permitia a apreensão dos livros. A prefeitura então anunciou um recurso ao Supremo para pedir esclarecimentos em relação à liminar que proibia a censura na Bienal do Livro.
Segundo a Folha, nos embargos que a prefeitura do Rio encaminhou ao Superior Tribunal Federal, é citado um título que não foi comercializado no evento.
As Gêmeas Marotas, de Brick Duna, é uma obra para adultos que satiriza livros infantis e mostra personagens fofinhos praticando atos sexuais. As imagens anexadas pela prefeitura já circulam há algum tempo na internet e mostram que o livro está em português de Portugal e incluem até um postal com preço em euros. Ele não estava à venda na Bienal Internacional do Livro.

https://jovemnerd.com.br/nerdbunker/justica-rj-autoriza-censura-da-hq-vingadores-bienal/
https://jovemnerd.com.br/nerdbunker/jim-cheung-ilustrador-da-hq-tida-como-impropria-pelo-prefeito-do-rio-se-pronuncia/
https://jovemnerd.com.br/nerdbunker/fiscais-da-prefeitura-fazem-vistoria-para-recolher-material-improprio-na-bienal/
A HQ que Crivella tentou censurar, Vingadores – A Cruzada das Crianças, foi escrita por Allan Heinberg, ilustrada por Jim Cheung e publicada originalmente em 2010. Em determinado momento da trama, há dois heróis adolescentes, Wiccano e Hulkling, se beijando. Não há nenhuma cena explícita. O quadrinho é vendido lacrado e é voltado o público adolescente e adulto. Nos Estados Unidos, ele tem classificação indicativa para maiores de 13 anos.
Após as declarações do prefeito, as edições da HQ à venda na Bienal Internacional do Livro Rio esgotaram rapidamente, devido à grande demanda do público.
A Bienal Internacional do Livro Rio aconteceu de 30 de agosto a 8 de setembro no Riocentro.