Em nova decisão, Justiça do RJ autoriza censura da HQ de Vingadores na Bienal

Devido à grande demanda do público, o título Vingadores – A Cruzada das Crianças já está esgotado

Fernanda Talarico Publicado por Fernanda Talarico
Em nova decisão, Justiça do RJ autoriza censura da HQ de Vingadores na Bienal

No começo da noite da última sexta-feira (6), a justiça concedeu uma liminar que impedia que as autoridades municipais buscassem e apreendessem obras em função de seu conteúdo, especialmente as que tratam de temas LGBT, na Bienal do Livro no Rio de Janeiro. A liminar aconteceu em decorrência da decisão do prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, de censurar a HQ Vingadores – A Cruzada das Crianças por ter uma cena de beijo entre dois heróis.

Porém, na tarde deste sábado (7), o presidente do Tribunal de Justiça, Claudio de Mello Tavares, concedeu uma liminar favorável à Prefeitura do Rio, cassando a decisão anterior que impedia que fiscais retirassem a HQ Vingadores – A Cruzada das Crianças do evento. As informações são do jornal O Globo.

A nova decisão da Justiça autoriza os fiscais da prefeitura a recolherem a obra da Marvel e qualquer outro tipo de publicação com conteúdo que aborda o que o prefeito Marcelo Crivella acha impróprio.

Procuradores da cidade do Rio de Janeiro que entraram com a liminar de sexta-feira, alegaram urgência na decisão a favor da Bienal por entenderem que se tratava de um caso “de grave lesão à ordem pública”, impedindo a prefeitura de censurar.

A decisão do desembargador Heleno Ribeiro Pereira Nunes, da 5ª Câmara Cível, também impede que a licença da Bienal seja cassada em decorrência dos fatos recentes. Segundo ele:

Sem fazer qualquer juízo de valor a respeito do conteúdo das obras indicadas, alguns livros da Bienal espelham os novos hábitos sociais, sendo certo que o atual conceito de família, na ótica do STF, contempla vária formas de convivência humana e formação de células sociais.

Agora, como argumento para revogar a liminar, a Procuradoria Geral do Município diz querer manter “a supremacia da lei, da família e do Poder Público Municipal, na proteção imperativa à criança e ao adolescente vulneráveis no segmento comercial aqui visitado (na Bienal)”.

A HQ que Crivella tenta censurar, Vingadores – A Cruzada das Crianças, foi escrita por Allan Heinberg, ilustrada por Jim Cheung e publicada originalmente em 2010. Em determinado momento da trama, há dois heróis adolescentes, Wiccano e Hulkling, se beijando. Não há nenhuma cena explícita. O quadrinho é vendido lacrado e é voltado o público adolescente e adulto. Nos Estados Unidos, ele tem classificação indicativa para maiores de 13 anos.

Após as declarações do prefeito, as edições da HQ à venda na Bienal Internacional do Livro Rio esgotaram rapidamente, devido à grande demanda do público.