Plague Inc. é retirado da App Store da China por ter “conteúdo ilegal”

No entanto, não foi especificado quais elementos do jogo são ilegais

Tayná Garcia Publicado por Tayná Garcia
Plague Inc. é retirado da App Store da China por ter

As vendas de Plague Inc., um jogo de estratégia em que o jogador precisa infectar toda a humanidade com um vírus, cresceram desde o surgimento do coronavírus no começo deste ano.

Agora, o jogo foi retirado da App Store da China por ter “conteúdo ilegal”, conforme determinado pela Administração do Ciberespaço da China (CAC, na sigla em inglês).

No entanto, não foi especificado quais elementos são ilegais para o órgão chinês, deixando uma grande incógnita por trás do motivo.

A Ndemic Creations, a desenvolvedora do título, publicou uma declaração em que explica que não sabe se, na verdade, o motivo seria a correlação entre o tema do game e a atual crise do coronavírus.

A situação está completamente fora de controle. Não está claro para nós se a remoção tem a ver com a crise atual do coronavírus que a China está enfrentando. No entanto, a importância educacional de Plague Inc. tem sido reconhecida repetidas vezes por organizações de saúde, como o CDC. E estamos trabalhando atualmente com mais organizações para determinar como podemos ajudar na contenção e no controle do COVID-19.

É possível conferir a declaração completa aqui.

Vale ressaltar que o analista Daniel Ahmad, conhecido por comentar as notícias da indústria de videogames, fez uma observação importante.

Segundo ele, Plague Inc. nunca foi licenciado para lançamento na China porque ele foi lançado antes da lei atual entrar em vigor — o que o tornaria ilegal, de certa forma.

No entanto, não existe confirmação de que realmente é esse o motivo. Por isso, considere como especulação por enquanto.

Plague Inc. está disponível para iOS, Android e PC.