Logo do Jovem Nerd
PodcastsVídeos
Phasmophobia | Tudo que você precisa saber para caçar fantasmas
Games

Phasmophobia | Tudo que você precisa saber para caçar fantasmas

Instruções básicas e dicas para não ficar perdido no jogo cooperativo de terror

Tayná Garcia
Tayná Garcia
27.out.20 às 16h26
Atualizado há mais de 4 anos
Phasmophobia | Tudo que você precisa saber para caçar fantasmas

Phasmophobia é um jogo cooperativo de terror para até quatro jogadores, em que o objetivo é simples: explorar uma casa abandonada e descobrir que tipo de fantasma assombra o local.

No entanto, as mecânicas são relativamente complexas e exigem bastante atenção. Sem contar que não é fácil se concentrar com o barulho de passos pesados e baforadas no cangote de uma entidade não amigável.

Então, para não deixar ninguém perdido, montamos um guia com instruções e dicas básicas que vão ajudar aqueles que são corajosos o suficiente para brincar de caça-fantasmas.

Como o jogo funciona

É possível jogar sozinho ou em até quatro jogadores, o que é o recomendado para deixar o jogo mais dinâmico e divertido.

A partida começa em um furgão, que serve de base para a equipe organizar os equipamentos e analisar status importantes, como a atividade do fantasma e o mapa do local.

Aqui ainda há uma lousa com quatro objetivos, que rendem dinheiro no final da partida se forem completados, e informações sobre o fantasma, como o nome e de que maneira ele pode ser contatado. Então sempre preste atenção nela.

Ainda no veículo, cada jogador escolhe os itens antes de começar a investigação. A estratégia mais segura é cada um levar dois equipamentos por vez para que pouco seja perdido caso alguém acabe morto.

O furgão é a base segura dos jogadores, onde eles podem debater sobre as evidências e organizar os itens

Há um chat de voz automático em que a equipe se comunica por rádio, então as vozes são levemente alteradas, o que dá um toque a mais na ambientação. É preciso deixar pressionado “B” para conversar com quem estiver perto e “V” para quem estiver longe.

Com todos prontos, basta abrir a porta do furgão, seguir em direção à casa e colocar os equipamentos em prática para coletar três evidências que vão revelar o que é o fantasma.

Como coletar evidências

A equipe já começa com alguns equipamentos essenciais dados pelo jogo, mas há itens indispensáveis que precisam ser adquiridos com dinheiro ganho nas partidas. São eles: termômetro, crucifixo e tripé. Evite começar uma caçada sem eles.

A sala de espera é onde o líder do grupo escolhe o contrato de missão, e a equipe compra e reúne os itens para a partida

Depois de sair do furgão, a equipe pode se separar em duplas para cobrir a maioria dos cômodos em menos tempo, localizando o fantasma de maneira mais rápida.

Para isso, o jeito mais recomendado é usar o termômetro para detectar a área mais fria do local, geralmente a menos de 10ºC. Assim que encontrar um cômodo assim, é ali que o fantasma está.

Sabendo a localização, é hora de acionar os equipamentos para coletar as evidências. Uma boa tática é já jogar o leitor de EMF e o caderno de escrita fantasma no chão, posicionando a câmera de vídeo com tripé na direção dos itens — assim, será possível observar as duas possíveis evidências direto do furgão, sem precisar voltar tanto ao local.

Com tudo no lugar, é hora de fazer testes mais específicos e prestar atenção com as atividades do fantasma. Ao todo, há seis tipos de evidências que vão sendo eliminadas conforme os equipamentos são testados. São elas:

  • Temperatura baixa: conta apenas quando o local em que o fantasma está bater menos de 0ºC
  • Orbe fantasma: um orbe é um poro invisível e, para enxergá-lo, é preciso posicionar uma câmera de vídeo na área e observar a imagem capturada do furgão (não esqueça de deixar as luzes apagadas ou não conseguirá ver nada)
  • EMF Nível 5: conta quando o leitor de EMF (campo eletromagnético) alcança nível máximo — ou seja, liga todas as cinco luzes do aparelho — ao detectar uma atividade do fantasma
  • Escrita fantasma: conta quando o fantasma escreve no livro deixado pelos jogadores no local
  • Impressões digitais: elas são invisíveis a olho nu, então é preciso usar uma lanterna UV para procurar por marcas de mão em portas, maçanetas, gavetas, armários e corpos
  • Spirit Box: conta quando o jogador consegue se comunicar com o fantasma com uma Spirit Box, um pequeno aparelho que parece um rádio; vale destacar que não é preciso ficar com ele na mão, basta acioná-lo com o botão direito do mouse e jogá-lo no chão para chamar o fantasma pelo nome (não é preciso dizer o sobrenome)

O ataque dos fantasmas

Tentar coletar evidências não é tão simples, já que o fantasma não ficará apenas quietinho esperando para bater um papo. Ele tem um modo chamado “Caçada”, em que ataca a equipe para tentar matar um jogador.

Quando a entidade está agressiva, as luzes começam a piscar, há barulhos paranormais e todas as portas de saída são trancadas.

Há algumas maneiras de tentar evitar a morte quando isso acontece, como desligar a lanterna, se esconder e ficar totalmente em silêncio (porque a entidade vai ouvir qualquer som do microfone dos jogadores).

Também é possível usar um crucifixo para “anular” a caçada, jogando-o no chão ou apenas apontando para o fantasma. Mas o item pode ser usado apenas duas vezes, sumindo automaticamente ao perder seu efeito.

Há fantasmas que apenas trocam de alvo com o crucifixo, então fique atento!

No entanto, tenha em mente que nem sempre essas precauções vão funcionar porque há criaturas mais agressivas que outras. A melhor estratégia é estudar o comportamento dele e agir com muita cautela e paciência.

O nível de sanidade dos jogadores também é importante para evitar a morte. Há um painel no furgão que mostra a lucidez da equipe, que diminui a cada interação com o fantasma. Se ela estiver abaixo de 30%, o jogador já pode ser morto. É possível aumentá-la com pílulas, que são adquiridas na sala de espera, antes da partida.

Além disso, nunca fale que está com medo ou solte palavrões. Isso só vai irritar o fantasma e te transformar em uma presa mais fácil, como foi apontado por um usuário que verificou o código do jogo (veja aqui).

O mapa fica totalmente azul para o jogador que morrer, mas ainda é possível ver os amigos e até o fantasma

Morrer significa que você foi eliminado da partida. Ainda é possível andar pelo mapa, mas já não pode se comunicar com a equipe ou usar itens. Você também perde tudo que levou para a partida, mas existe o “Seguro” que diminui o impacto dessa perda.

Se outro jogador fotografar o cadáver do amigo, o seguro será acionado e até 50% do custo dos itens levados serão recuperados — no entanto, a porcentagem varia de acordo com a dificuldade, chegando até a zero no modo mais difícil.

Dinheiro extra

Fazer dinheiro em Phasmophobia é um pouco complicado, então toda graninha extra é bem vinda — e a melhor maneira para isso é usando a câmera fotográfica.

Tirar fotos de evidências e detalhes paranormais sempre rendem uma boa quantidade de dólares, que podem ser usados na sala de espera para a compra de mais itens.

Cada câmera tem apenas cinco espaços vazios, então tente levar mais de uma em cada partida. Sempre fique atento para fotografar as seguintes evidências:

  • Impressões digitais
  • Qualquer tipo de interação com o fantasma
  • O próprio fantasma
  • Tabuleiro Ouija
  • Uma boneca voodoo (aparece apenas no mapa da fazenda)
  • O cadáver de um dos jogadores
  • Ossos
  • Água suja na pia
  • EMF no nível 5
  • Caderno com escrita fantasma
  • Sal mexido pelo fantasma

Não deixe de conferir no diário — que é aberto com a tecla “J” — se a foto foi registrada corretamente ou ela não dará dinheiro ao final da partida.

O jogo sofre de bugs simples, então se agache e se aproxime bem dos itens antes de fotografar para garantir o registro

Por fim, é recomendado para os jogadores mais apressados em fazer dinheiro que aumentem a dificuldade o jogo, que são: Amador, Intermediário e Profissional. A principal diferença entre eles é que o jogo fica mais dinâmico e a quantidade de dinheiro ganha aumenta em modos mais difíceis.

No momento, Phasmophobia está disponível apenas para PC.

Veja mais sobre

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Este site utiliza o Google Analytics para entender como os visitantes interagem com o conteúdo. O Google Analytics coleta dados como localização aproximada, páginas visitadas e duração da visita, de forma anonimizada.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais