Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Pac-Man comemora 40 anos e ganha versão com inteligência artificial
Games

Pac-Man comemora 40 anos e ganha versão com inteligência artificial

Chamada de GameGAN, a tecnologia conseguiu recriar o game do zero, sem acesso à engine original

Fernanda Talarico
Fernanda Talarico
22.mai.20 às 15h16
Atualizado há quase 5 anos

Pac-Man foi lançado no dia 22 de maio de 1980 e comemora 40 anos nesta sexta-feira (22). Por isso, a Nvidia fez uma parceria com a Bandai Namco e recriou o jogo original com apenas quatro computadores treinados com uma inteligência artificial chamada GameGAN.

A tecnologia assistiu a 50 mil partidas do game para conseguir recriar tudo do zero, sem acesso à engine original e criando uma própria.

A GameGAN é o primeiro modelo de rede neural a imitar o mecanismo de jogos de computador, aproveitando redes generativas adversárias, as GANs. Composto por duas redes neurais concorrentes, um gerador e um discriminador, os modelos baseados nas GAN aprendem a criar novos conteúdos suficientemente convincentes para serem aprovados pelo original.

"Esta é a primeira pesquisa a emular um mecanismo de jogo usando redes neurais baseadas em GAN", disse Seung-Wook Kim, pesquisador da NVIDIA e principal autor do projeto. “Queríamos ver se a IA poderia aprender as regras de um ambiente apenas olhando para o roteiro de um agente que se movia no jogo. E fez", explicou.

A inteligência artificial da GameGan tem como objetivo acelerar o processo criativo dos desenvolvedores de jogos, uma vez que podem criar automaticamente layouts para novos games. Pesquisadores apontam que a tecnologia também pode desenvolver simulações que treinam máquinas, sem que essas tenham a necessidade de interagir.

Veja mais sobre

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais