Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Os 10 minigames mais marcantes de Final Fantasy
Games

Os 10 minigames mais marcantes de Final Fantasy

A franquia da Square Enix ficou conhecida pela ideia de joguinhos inusitados, como a motoca do Cloud, pulo de corda com Vivi e mais

Tayná Garcia
Tayná Garcia
18.abr.23 às 12h42
Atualizado há quase 2 anos
Os 10 minigames mais marcantes de Final Fantasy
Final Fantasy VII/Square Enix/Divulgação

Final Fantasy é conhecido por ser um dos pioneiros do RPG, apresentando um universo com mitologia vasta, histórias únicas e uma imensa base de fãs. Além de, é claro, oferecer inúmeros minigames inusitados em cada jogo da franquia.

Estamos em um momento em que os fãs de Final Fantasy estão empolgados – e com razão, afinal, o Pixel Remaster está chegando para mais consoles e Final Fantasy XVI já está batendo na porta.

Em clima de nostalgia, o NerdBunker relembra os 10 minigames que mais marcaram a franquia nas últimas décadas!

1- Motocicleta com Cloud – Final Fantasy VII

(Imagem: Final Fantasy VII/Square Enix/Divulgação)

Final Fantasy VII é um dos jogos mais conhecidos da franquia e apresenta vários minigames, mas o momento da fuga de Midgar, em si um pequeno jogo, é especial.

Sendo parte da história, o jogador controla Cloud em uma motocicleta e precisa derrotar inimigos com a Buster Sword, além de desviar de obstáculos da estrada. A cena termina com uma luta contra um chefão, em que a vida do protagonista é determinada pela quantidade de dano que foi tomada na estrada.

É simplesmente divertido e inusitado, além de ficar disponível para ser jogado novamente no parque de Gold Saucer ao avançar no game.

2- Pular corda com Vivi – Final Fantasy IX

(Imagem: Final Fantasy IX/Square Enix/Divulgação)

Esta é para dar gatilhos aos fãs de Final Fantasy IX. O início do jogo conta com um minigame de pular corda, em que é preciso apertar apenas um botão para fazer Vivi pular várias vezes seguidas.

Parece simples, não? Mas é ridiculamente difícil e quase impossível! É preciso apertar o botão no momento exato (e damos ênfase no “exato”) ou o pulo dará errado. Preste bem atenção ao som dos pés batendo no chão para acertar o “timing”. Para piorar, o ritmo dos saltos ainda muda com o tempo, o que torna o minigame ainda mais desafiador.

Vale lembrar que também é possível pular corda em um dos momentos finais do jogo e fazer outros personagens sofrerem se divertirem também!

3- Pesca com Noctis - Final Fantasy XV

(Imagem: Final Fantasy XV/Square Enix/Divulgação)

Minigames de pesca sempre são relaxantes e especiais, então Final Fantasy XV não poderia ficar de fora. O protagonista Noctis é obcecado com pesca, então é possível visitar diversos lagos em busca de peixes variados no decorrer do jogo.

Pescar ainda faz parte de algumas missões secundárias, rendendo recompensas interessantes e bastante XP a Noctis. A mecânica de fisgar e puxar é divertidíssima, além de viciante. A aparição de peixes ainda é afetada pelo sistema de dia e noite, o que incentiva a tarefa de encontrar todos.

Simplesmente me recuso a revelar quantas horas gastei aqui.

4- Blitzball - Final Fantasy X

(Imagem: Final Fantasy X/Square Enix/Divulgação)

Um dos minigames mais divertidos e inusitados da franquia, o Blitzball é basicamente uma mistura entre polo aquático e futebol americano do mundo Spira, de Final Fantasy X.

O objetivo é conseguir lançar a bola no gol do outro time, enquanto você enfrenta os jogadores adversários cara a cara. A parte divertida é que não há apenas partidas soltas, mas toda uma liga de Blitzball e recompensas de peso, com direito até a equipamentos de alto nível.

É um daqueles joguinhos que parecem inofensivos, mas que vai dominar horas e mais horas da sua atenção.

5- Barra fixa com Tifa – Final Fantasy VII Remake

(Imagem: Final Fantasy VII Remake/Square Enix/Divulgação)

Fazer exercícios é divertido… se for no Final Fantasy, é claro! Um dos minigames mais viciantes e simples da franquia apareceu no Final Fantasy VII Remake, em que Tifa desafia caras musculosos para uma série de barra fixa.

O desafio acontece na academia do Mercado Murado do Setor 6 e tem três fases, com a dificuldade aumentando em cada etapa. O objetivo é apertar uma sequência de botões para Tifa realizar os movimentos, enquanto o ritmo fica cada vez mais acelerado.

É divertido e desafiador na medida certa, exigindo habilidade do jogador, mas sem deixá-lo com vontade de jogar o controle na parede. Além disso, também é possível jogar o minigame com Cloud!

6- Corrida com o Vivi – Final Fantasy IX

(Imagem: Final Fantasy IX/Square Enix/Divulgação)

Parece que Vivi está fadado a minigames difíceis. Em certo momento do Disco 3 de Final Fantasy IX, o controle volta para o personagem em Alexandria. É possível encontrar uma mãe hipopótamo preocupada na cidade, que quer incentivar seu filho, Hippaul, a fazer mais exercícios.

A solução é convidar Vivi para corridas curtas, com a promessa de recompensas. É preciso apertar dois botões alternadamente de forma rápida para fazer o mago correr e vencer. Mas, novamente, o que parecia simples, não é uma tarefa fácil.

Sinto os calos nos dedos até hoje!

7- Corrida de Chocobos – Final Fantasy XIV

(Imagem: Final Fantasy XIV/Square Enix/Divulgação)

Corrida de Chobocos é um minigame que aparece em vários jogos da franquia, mas a versão de Final Fantasy XIV é levemente especial.

Isso porque é possível jogar online, ou seja, competir com outros jogadores e seus Chocobos. As corridas são dinâmicas, com pistas cheias de caixas mágicas e baús, o que resulta em um passatempo divertidíssimo.

Além de também ser um minigame nostálgico, afinal, se trata de uma das montarias mais tradicionais de Final Fantasy.

8- Desvie dos trovões - Final Fantasy X

(Imagem: Final Fantasy X/Square Enix/Divulgação)

Além da diversão desenfreada de Blitzball, Final Fantasy X também conta com um minigame com potencial de fazer o player arremessar o controle na parede – e sim, joguinho dos trovões, estou falando de você.

Em Thunder Plains, é possível ganhar recompensas ao desviar consecutivamente de trovões na planície do local. Basta apertar um botão no momento certo para desviar, mas a tarefa não é tão fácil assim. É preciso prestar atenção na velocidade e no som dos raios para evitá-los.

A parte curiosa (e que possivelmente torna tudo mais irritante) é que desviar de 200 trovões consecutivos rende um item importante chamado Venus Sigil, que é usado para atualizar a arma mais poderosa de Lulu, a Onion Knight.

9- Blackjack - Final Fantasy IX

(Imagem: Final Fantasy IX/Square Enix/Divulgação)

Este minigame pode ter passado despercebido por alguns jogadores, uma vez que está escondido dentro de Final Fantasy IX.

É um jogo de cartas baseado em Blackjack, que pode ser acessado a partir dos créditos ao zerar a história. Na tela em que aparece a frase “The End”, é preciso apertar uma sequência específica de botões – o que o levará automaticamente ao Blackjack de FFIX.

É uma releitura simpática, em que as cartas de Coringa, Valete, Dama e Rei são substituídas por personagens do game, como Shiva e Fat Chocobo.

10- Agachamentos do Zack – Final Fantasy VII: Crisis Core

(Imagem: Final Fantasy VII: Crisis Core/Square Enix/Divulgação)

Tivemos que abrir um espaço na lista para o minigame de exercícios de Zack em Final Fantasy VII: Crisis Core, derivado de Final Fantasy VII.

Com uma pegada similar à barra fixa de Tifa em Final Fantasy VII Remake, o objetivo é apertar um botão para fazer agachamentos em sequência e derrotar outros soldados da SOLDIER. Algo simples, desafiador e viciante – além de reforçar como o protagonista é obcecado com o trabalho.

O minigame ainda foi repaginado na recente remasterização de Crisis Core, dando uma nova aparência aos icônicos agachamentos de Zack.


Se você conseguir jogar todos os minigames, já pode ir se preparando para Final Fantasy XVI. O jogo chega em 22 de junho, com exclusividade para o PlayStation 5 por 6 meses.

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast