O Silêncio dos Inocentes completou 30 anos no último dia 14 de fevereiro e, em homenagem ao longa, o The Hollywood Reporter relembrou o processo de escolha das máscaras para o personagem principal, Hannibal Lecter, vivido por Anthony Hopkins.
Em um making-of da produção, a designer de produção do filme de 1991, Kristi Zea, considerou a escolha da máscara certa para o canibal um "dilema interessante".
"[A figurinista] Colleen Atwood tinha diversas idéias e nós simplesmente continuamos a analisá-las, uma após a outra", disse Zea.
O protagonista fez diversos testes com várias máscaras bastante perturbadoras – outras, ridículas. "Por um tempo, pensamos em uma do estilo de esgrima, um tipo de máscara com grades", disse Atwood.
Depois de muitos testes, nenhuma máscara foi escolhida e, por isso, a figurinista resolveu criar a máscara. "A ideia era ter uma máscara com acabamento, mas quando recebemos a amostra final, de fibra de vidro bruta, parecia um pedaço de couro ressacado, ou pele. Era muito bom, então nem precisou fazer a pintura."
Por fim, decidiram pela máscara que pode ser vista na foto acima.
Assista ao teste abaixo:
- Anthony Hopkins achou que O Silêncio dos Inocentes fosse um filme infantil
- Você pode comprar a casa de O Silêncio dos Inocentes
- Vídeo coloca Willem Dafoe e Gillian Anderson em O Silêncio dos Inocentes
O Silêncio dos Inocentes (1991) acompanha uma investigadora do FBI (Jodie Foster) que pede ajuda do psicopata Hannibal Lecter (Anthony Hopkins) para conseguir capturar outro serial killer que está fazendo vítimas nos EUA.