O que é IMAX? Conheça o formato de alta qualidade usado pelos cinemas

Explicamos o que são as salas IMAX, os prós e contras do formato e os serviços concorrentes no Brasil

Matheus Rodrigo Publicado por Matheus Rodrigo
O que é IMAX? Conheça o formato de alta qualidade usado pelos cinemas (IMAX/Divulgação)

Quem vai ao cinema com frequência, principalmente em cidades metropolitanas, já deve ter se deparado com as salas IMAX. Assistir a algum filme no formato é geralmente mais custoso, mas oferece uma maior qualidade ao espectador.

Não à toa, a tecnologia tem sido defendida por nomes de prestígio na indústria cinematográfica, como Christopher Nolan, que a utiliza desde Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008). Mas, afinal, o que é IMAX, quem inventou a tecnologia e quais são os benefícios de assistir a um filme em uma sala de cinema no formato? Entenda!

O que é IMAX e quem inventou?

Sala de IMAX foi criada no Canadá
Sala de IMAX foi criada no Canadá (Divulgação/Itau Cinemas)

Originalmente, o IMAX nasceu em 1970, criado pela empresa canadense IMAX Corporation. A primeira projeção de um filme em IMAX ocorreu na Expo ’70, no Japão, já a primeira sala dedicada ao formato foi inaugurada em 1971, no Cinesphere, em Toronto, exibindo o filme North of Superior. 

No Brasil, a primeira projeção IMAX foi em 1997 e a primeira sala chegou em 2009, na cidade de São Paulo. Atualmente, o país tem salas espalhadas por diversas metrópoles, como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, entre outras.

Em resumo, o IMAX é um formato de exibição de filmes que oferece uma experiência mais imersiva e de maior qualidade. Para isso, as salas de exibição possuem um design diferente das salas convencionais e um tamanho padrão de 16,1 metros de altura por 22 metros de largura — em uma área total de quase 355 metros², contra 80 metros² em salas comuns.

Além disso, os longas-metragens produzidos para serem exibidos nas salas utilizam câmeras mais robustas, com filmes de 70mm, geralmente (para comparar, os filmes de 35mm são o padrão da indústria). 

Prós e contras do formato

Sala de IMAX tem prós e contras
Sala de IMAX tem prós e contras (Divulgação/IMAX)

Ao imaginar uma sala de cinema, é comum pensar na disposição de salas convencionais. Uma grande tela reta ao fundo e diversas fileiras de cadeiras dispostas em ângulos retos sob um piso inclinado. As salas de cinemas IMAX, porém, possuem diferentes especificações, com alguns prós e contras. Confira abaixo:

  • As produções IMAX utilizam filmes de 70mm de espessura (Em exibições convencionais, os filmes são de 35mm), proporcionando um maior nível de detalhes visuais às produções;
  • As salas no formato tem uma tela grande e arredondada, de 16,1 metros de altura por 22 metros de largura, em uma área total de quase 355 metros² (contra 80 metros² em salas comuns).
  • A resolução de telas IMAX é de 10.000 por 7.000 pixels (em exibições convencionais, a resolução é de 2.048 por 1.080 pixels);
  • As salas de cinema do formato têm assentos distribuídos em formato angular, com as paredes inclinadas, para os espectadores enxergarem a projeção de todos os cantos (diferente de salas convencionais, com as cadeiras em fileiras retas);
  • O som de exibições IMAX tem 15.000 watts de potência, com 12.1 canais distribuídos pela sala, sendo sete canais surround tradicionais, um canal subwoofer e cinco canais no teto;
  • A projeção em salas do formato é feita com um sistema de luz a laser, com 2 potentes projetores (Salas convencionais utilizam lâmpadas xenom tradicionais);
  • A produção de filmes no formato IMAX é mais cara por conta das câmeras pesadas e específicas (As produções comuns utilizam câmeras tradicionais e mais baratas);
  • Os ingressos para as salas IMAX são mais caros do que em sessões convencionais.

Concorrentes do IMAX

Macro XE, da rede Cinépolis, é um dos concorrentes do IMAX
Macro XE, da rede Cinépolis, é um dos concorrentes do IMAX (Divulgação/Cinépolis)

Além do IMAX, quem busca uma melhor qualidade no cinema pode optar por outros formatos de sala. A rede Cinemark tem as salas XD, que utilizam a tecnologia que dá nome a elas. O sistema de som tem 12 mil watts de potência e a tela é 70% maior que em uma sala comum. 

A rede Cinépolis, por sua vez, tem as salas 4DX e Macro XE. O primeiro formato diz respeito às exibições que tem cadeiras que interagem com as cenas dos filmes. Já o segundo é considerado uma espécie de resposta da empresa ao IMAX, com dois projetores 4K e som com 13 mil watts de potência.

O que é o IMAX Enchanced?

IMAX Enchanced está disponível no Disney+
IMAX Enchanced está disponível no Disney+ (Divulgação/Disney+)

Presente em streaming como o Disney+, o IMAX Enchanced é um selo de aprovação para TVs e soundbars, que surgiu de uma parceria entre as empresas IMAX e DTS, em 2018. O objetivo é levar a qualidade das sessões de cinema para os aparelhos domésticos.

Assim, ao comprar um eletrônico com o certificado, o usuário garante que o aparelho é capaz de reproduzir filmes com qualidade próxima à de um cinema IMAX. Em TVs com o certificado, o IMAX Mode está disponível e, em aparelhos sonoros, a tecnologia IMAX Signature Sound se faz presente.

Atualmente, o recurso também aparece no Disney+. Ao ativar o IMAX Enchanced no streaming em TVs sem o IMAX Mode ou em soundbars sem o IMAX Signature Sound, o usuário apenas verá algumas cenas no aspecto 1:9:1 usado nas filmagens e exibida nos cinemas IMAX.

Contudo, caso o espectador tenha os aparelhos de imagem e som adequados, o recurso, disponível no streaming, exibirá um conteúdo similar àquele presente em sessões IMAX de cinema. 

Siga de olho no NerdBunker para mais conteúdos informativos. Aproveite e siga as nossas redes sociais no Twitter, Instagram e TikTok.

div-ad-vpaid-1
div-ad-sidebar-1
div-ad-sidebar-halfpage-1