Jovem Nerd - Notícias sobre filmes, séries, HQs, games, animes, ciência, tecnologia e humor, porque rir não faz mal a ninguém!

Além de O Homem do Norte: conheça outros filmes baseados em lendas

Conheça outras produções inspiradas em antigas histórias da humanidade

Gabriel Avila Publicado por Gabriel Avila
Além de O Homem do Norte: conheça outros filmes baseados em lendas

O Homem do Norte (The Northman) se tornou um dos filmes mais esperados de 2022 graças à uma combinação de fatores. Novo projeto do aclamado diretor Robert Eggers (A Bruxa; O Farol), o longa reúne um elenco grandioso para contar um épico viking focado na busca por vingança.

A trama é uma adaptação da antiga lenda de Amleth, o príncipe que viu o pai ser morto pelo próprio tio ainda na infância e dedicou a vida a vingá-lo e tomar o reino de volta. Se a história parece familiar, é porque provavelmente você já conferiu a várias obras inspiradas nela, como Hamlet, de William Shakespeare, ou O Rei Leão (1994).

Para aproveitar o lançamento de O Homem do Norte, reunimos abaixo cinco filmes livremente baseados em lendas e mitos antigos. Confira abaixo:

Orfeu do Carnaval (1959)

Breno Mello em Orfeu do Carnaval

Uma das lendas gregas mais conhecidas é de como Orfeu usou suas divinas habilidades musicais para descer ao submundo e resgatar Eurídice, amada que morreu após ser picada por uma cobra. A história inspirou o poeta brasileiro Vinicius de Moraes a criar Orfeu da Conceição, peça de teatro que reinterpreta o mito de Orfeu e Eurídice no cenário das favelas cariocas dos anos 1950.

O sucesso da peça inspirou a produção de Orfeu do Carnaval ou Orfeu Negro, uma coprodução brasileira, italiana e francesa. Dirigido por Marcel Camus (Os Bandeirantes), o filme teve Breno Mello e Marpessa Dawn como intérpretes de Orfeu e Eurídice, respectivamente, e levou o troféu de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar de 1960.

Disponível para streaming no Amazon Prime Video e na Oldflix.

Hércules (1997)

A animação Hércules

Clássica animação da Disney lançada em 1997, Hércules é uma adaptação livre da lenda de Héracles. A história acompanha o jovem que dá nome ao filme descobrindo na adolescência que é filho de Zeus. Para conseguir um lugar ao lado do pai e de outros deuses no Monte Olimpo, ele entra em uma jornada para derrotar Hades ao lado do sátiro Phil e do cavalo voador Pégaso.

Por se tratar de um filme infantil, Hércules toma várias liberdades criativas em relação ao que se conhece das lendas originais para poupar os pequenos dos episódios envolvendo violência e traição. Ainda assim, é uma aventura divertida com ótimas músicas que serve de introdução aos mitos.

Disponível para streaming no Disney+.

A Lenda de Beowulf (2007)

Ray Winstone em A Lenda de Beowulf

Nos anos 1990, o escritor Neil Gaiman (Sandman) uniu forças com o cineasta Roger Avary (Pulp Fiction) para escrever um roteiro baseado na antiga lenda de Beowulf. Registrada em um poema épico do século VIII, a aventura acompanha um famoso guerreiro conhecido por matar o monstro Grendel e se tornar o Gotalândia.

Mais de 10 anos depois, o texto acabou nas mãos de Robert Zemmeckis (De Volta para o Futuro; Forrest Gump), que estava dedicado a fazer filmes em animação com captura de movimentos. O resultado foi A Lenda de Beowulf (2007), uma produção que honra a grandiosidade da história original em um épico que só não caiu nas graças do público por conta de seu visual distinto.

Disponível para streaming na HBO Max.

A Lenda do Cavaleiro Verde (2021)

Ralph Ineson como Cavaleiro Verde em A Lenda do Cavaleiro Verde

As histórias do Rei Arthur e seus cavaleiros da Távola Redonda já foram revisitadas por Hollywood das mais variadas formas, desde épicos históricos, passando por comédias e até animações. Um dos mais recentes é A Lenda do Cavaleiro Verde, adaptação do poema Sir Gawain e o Cavaleiro Verde.

O filme acompanha a jornada de Gawain (Dev Patel), sobrinho do Rei Arthur (Sean Harris), após um encontro com o tal Cavaleiro Verde (Ralph Ineson) que dá nome à história. Escrito e dirigido por David Lowery (Sombras da Vida), o longa traz uma versão sombria da famosa fábula em uma produção bela e perturbadora.

Disponível para streaming no Amazon Prime Video.

Mais notícias