O Ministro de Saúde da França proibiu convenções com mais de 5 mil pessoas em espaços fechados até o dia 31 de maio, como uma medida para conter a propagação do Covid-19, o coronavírus.
Porém, a nova data engloba o Festival de Cannes, que está marcado para acontecer entre os dias 12 e 23 de maio. Em 2019, o festival reuniu mais de 12,5 mil pessoas, e acontece parcialmente no Palais des Festivals et des Congrès — Palácio de Festivais e Convenções, em tradução livre — que é um lugar fechado.
O MIPTV, festival voltado para o mercado de produção cinematográfica, que aconteceria entre os dias 30 de março e 2 de abril, foi cancelado. outro festival, o Cannes Series, foi adiado para novembro.
Em comunicado oficial ao Deadline, os responsáveis pelo Festival declararam:
Entendemos a preocupação expressada após o adiamento do Cannes Series e do cancelamento do MIPTV, mas até o momento nada indica que o Festival de Cannes não vai acontecer. A equipe do Festival de Cannes, Thierry Frémaux e o comitê de seleção estão todos trabalhando na organização do evento.
Além dos festivais de cinema, outros grandes eventos também estão sofrendo adiamentos ou sendo cancelados ao redor do mundo, como a GDC (veja aqui) e o Anime Japan (aqui). Os organizadores de outros eventos, como os da E3 2020 (veja aqui), estão acompanhando o surto de coronavírus para tomar uma decisão sobre o futuro.