Usando todo o conhecimento e feedback adquiridos ao longo dos últimos anos, Mortal Kombat 1, como o nome sugere, marca o início de um novo ciclo para a franquia. Mas, por mais que seja um recomeço, o game mantém a essência das lutas, o humor ácido e personagens queridos do público em seu elenco.
- Mortal Kombat 1 terá teste fechado ainda em junho
- Confira quais são os melhores jogos de Mortal Kombat, pela crítica
Testamos o jogo durante a Summer Game Fest 2023, que aconteceu entre os dias 8 e 12 de junho, e pudemos ver de perto todo o esplendor visual e as novidades do título da NetherRealm.
A primeira mudança que chama atenção é o fato de que o jogador pode escolher não apenas um, e sim dois "kombatentes". Embora controle diretamente os golpes apenas do lutador principal, o sistema de Parceria (ou Kameo Fighters) é uma novidade surpreendente, que traz mais amplitude para o combate 2D, estimulando a criação de combos com o assistente, que pode ser chamado com o toque de um botão.
Mais que alguém que está ali apenas para causar um pouco de dano extra aos oponentes, a Parceria pode ser utilizada para estender combos, criar oportunidades e até mesmo bloquear alguns ataques, ainda que nem sempre de forma proposital e consistente. Aqui, também vale destacar que os personagens do Kameo são diferentes entre si, com um repertório de ataques único para cada um deles.

O conceito é interessante tanto na teoria quanto na prática, e o sistema funciona bem mesmo em partidas mais casuais. É fácil invocar a ajuda, que conta com um tempo de recarga curto e pode ser solicitada mais de uma vez, no mesmo combo. Os assistentes não possuem barra de vida, o que faz com que os jogadores se sintam livres para explorar as opções de forma mais agressiva.
Outro aspecto muito impressionante do jogo é o visual. Aqui, não falo sobre a carnificina ou a qualidade das animações dos personagens (que estão excelentes e não perdem em nada para os outros títulos da franquia), e sim da qualidade dos cenários.
Como exemplo, lutamos em um cenário que parecia a piscina de um hotel, com direito a boias de flamingo e muito sol na parte exterior. Embora a ação aconteça efetivamente dentro do local, é possível ver todo esta ambientação através de arcos que dão visão da área externa.

É interessante ver como uma franquia do tamanho de Mortal Kombat, com uma comunidade estabelecida e muitos anos de estrada, ainda consegue se reinventar e trazer novidades, sejam elas de gameplay ou “apenas” um cenário mais alegre e ensolarado que catacumbas, telhados ou ruas escuras.
Depois da boa impressão que tivemos deste novo capítulo do universo criado pela NetherRealm, é muito bom saber que não teremos que esperar até o ano que vem para colocarmos as mãos nele.
Mortal Kombat 1 será lançado em 19 de setembro para PlayStation 5, Xbox Series X|S, Nintendo Switch e PC.