A missão espacial BepiColombo, feita em conjunto pela Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência Espacial Japonesa (Jaxa), divulgou suas primeiras imagens de Mercúrio, o planeta mais próximo do Sol.
Os registros foram feitos no dia 1º de outubro, em uma altitude de aproximadamente 1000 km da superfície do planeta. Confira abaixo:
A Agência Espacial Europeia ressalta que as imagens mostram crateras já conhecidas de Mercúrio, cuja superfície lembra muito a da Lua. Além das fotos, a missão BepiColombo tem o objetivo de coletar dados sobre o planeta, para saber mais sobre sua origem, campo magnético e atividade vulcânica recente.
“Foi muito empolgante ver as primeiras imagens de Mercúrio feitas pela BepiColombo e entender o que estávamos vendo. Isso me deixou ainda mais entusiasmado para estudar os dados científicos de alta qualidade que devemos obter quando estivermos em órbita ao redor de Mercúrio, já que este é um planeta que ainda não entendemos totalmente”, afirmou David Rothery, que lidera o grupo de trabalho da ESA sobre a superfície e composição do planeta.
- NASA passa por reestruturação interna com foco na exploração da Lua e de Marte
- NASA confirma que Marte teve milhares de erupções vulcânicas
Além de Mercúrio, a missão europeia/japonesa já fez sobrevoos sobre a Terra e Vênus, e voltará ao planeta mais próximo do Sol em 23 de junho de 2022.