Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Microsoft tentou comprar Nintendo há 20 anos: "Eles riram muito da nossa cara"
Games

Microsoft tentou comprar Nintendo há 20 anos: "Eles riram muito da nossa cara"

Reunião aconteceu durante o período de concepção e desenvolvimento do Xbox original

Priscila Ganiko
Priscila Ganiko
06.jan.21 às 16h57
Atualizado há mais de 4 anos
Microsoft tentou comprar Nintendo há 20 anos: "Eles riram muito da nossa cara"

Durante o processo de criação do Xbox original, lá no começo dos anos 2000, a Microsoft explorou as mais loucas possibilidades, e uma delas foi comprar a Nintendo.

Embora estivessem desenvolvendo o console, o Xbox ainda não tinha nenhum exclusivo, e a empresa precisava de parcerias para garantir exclusivos. Depois de conversar com a EA, que negou a proposta de ser comprada, a equipe responsável resolveu fazer uma proposta para a Nintendo, a pedido do então CEO, Steve Ballmer.

Bob McBreen, ex-chefe de desenvolvimento de negócios, relata que a ideia era apontar que o hardware da Nintendo era muito ruim, comparado ao do PlayStation, e que eles queriam passar uma ideia de "deixe que a gente cuida do hardware", enquanto a empresa japonesa continuaria focada nos jogos.

Kevin Bachus, ex-diretor de relacionamento, que lidava com parcerias com outras empresas ou profissionais externos, conta que a reunião com a Nintendo não foi nada boa:

Steve [Ballmer] nos fez encontrar com a Nintendo para ver se eles aceitavam ser comprados. Eles riram muito da nossa cara. Tipo, imagine uma hora de uma pessoa só rindo da sua cara. Foi mais ou menos assim a nossa reunião.

As negociações não foram continuadas, mas a Microsoft acabou comprando a Bungie, que estava trabalhando em um jogo de tiro chamado Halo na época. E o resto dessa história, já conhecemos.

As informações fazem parte da história oral da criação do primeiro Xbox, publicada no Bloomberg.

Veja mais sobre

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast