A era dos exclusivos de Xbox pode estar chegando ao fim: parece que a Microsoft está cogitando a possibilidade de levar alguns de seus jogos ao PlayStation 5, como Starfield e Indiana Jones e o Grande Círculo.
- Starfield entrega quase tudo que a Bethesda prometeu | Review
- Jogo de Indiana Jones ganha primeiro trailer empolgante
Antes de tudo, é bom esclarecer que se tratam apenas de rumores, mas o curioso é que duas fontes diferentes levantaram a hipótese ao mesmo tempo. De início, o XboxEra apareceu falando que ouviu que Starfield deixará de ser exclusivo. Aparentemente, uma versão de PS5 será anunciada em breve, junto com a revelação de uma expansão.
Paralelamente, o The Verge reforçou o rumor ao dizer que o vindouro game do Indiana Jones, desenvolvido pela MachineGames (Wolfenstein), também deve sair para PS5 eventualmente. A Bethesda estaria estudando o potencial de não limitar o título aos já anunciados Xbox Series X | S e PC.
De quebra, Jeff Grub, do Giant Bomb, se juntou ao coro para dizer ainda que a franquia Gears of War é outra forte candidata a conhecer a plataforma azul. O jornalista não adicionou nenhum detalhe, mas citou que ouviu várias vezes o nome da saga em discussões sobre os novos planos da empresa.
Em todos os casos, os sites afirmam a mesma coisa: a Microsoft estabeleceu um novo direcionamento internamente, em que o PS5 e o Nintendo Switch começam a ser considerados como oportunidades a serem exploradas. Ambas as fontes apontam que a empresa anda investido bastante em kits de desenvolvimento para o console da Sony, sinalizando uma nova guinada em larga escala que pode valer para muitos dos títulos futuros.
Os rumores também afirmam que Hi-Fi Rush, um dos destaques de 2023 no Xbox One, PC e Series X | S, ganhará versão para os competidores em breve, dando início à nova abordagem da empresa.
- Hi-Fi Rush é a mais grata surpresa de 2023 | Review
- [Entrevista] Diretor de Hi-Fi Rush celebra sucesso do game: “Gratificante”
Ainda que tenha gerado muitas discussões nas redes sociais, a suposta decisão se alinha com muitas escolhas recentes da empresa. Já faz alguns anos que o chefão Phil Spencer vem falando que o novo foco do Xbox é abranger o máximo de jogadores, com serviços como o Game Pass e o Xbox Cloud Gaming, independente da plataforma.
Assim, era só questão de tempo até que o conceito de “game exclusivo” se tornasse datado. Mas seja como for, é bom reforçar: tudo se trata apenas de rumores, sem confirmação alguma pela Microsoft.
Portanto, fique ligado aqui no NerdBunker para mais desdobramentos. Aproveite e conheça todas as nossas redes sociais, entre em nosso grupo do Telegram e mais - acesse e confira.