Ator de Um Maluco no Pedaço processa Fortnite por usar dança do Carlton em emote

Ator está processando desenvolvedora por não pagar pelo uso da dança

João Abbade Publicado por João Abbade
Ator de Um Maluco no Pedaço processa Fortnite por usar dança do Carlton em emote

Mais conhecido por interpretar o Carlton de Um Maluco no Pedaço, o ator Alfonso Ribeiro processou a Epic Games por usar a sua famosa dança em um emote do jogo Fortnite. Além do ator nova iorquino, o rapper 2 Milly e o instagramer Backpack Kid também entraram com processos contra a desenvolvedora americana. Os três artistas são representados pelo mesmo escritório de advocacia e as três notas judiciais foram escritas de maneiras muito semelhantes.

Ribeiro e Milly estão processando também Take-Two por usar as danças em NBA 2k sem autorização ou compensação financeira. O emote chamado de “Fresh” imita os mesmos passos do personagem em Um Maluco no Pedaço, mas sem exatamente dar os créditos à série de TV ou ao ator — o que levou ao processo contra Fortnite.

Apesar de não existir um documento atribuindo a dança aos seus criadores, os advogados argumentam que esses movimentos são parte da expressão criativa de cada artista, afirmando que a “a dança está intrinsecamente ligada ao ator.” A revista Variety conseguiu uma cópia do documento enviado à Epic e divulgou o trecho abaixo, no qual os advogados argumentam a favor do ator.

A dança está intrinsecamente ligada ao ator e faz parte de sua personalidade de celebridade, e ambos, Epic e Take-Two, se aproveitaram injustamente de sua expressão criativa, aparência e celebridade sem o seu consentimento e sem compensação.

Fortnite está disponível gratuitamente para PlayStation 4, Xbox One, PC e Nintendo Switch.