Logan | Tudo o que você precisa saber sobre a enigmática X-23

Personagem é uma arma letal com passado difícil e conturbado, mas de enorme potencial

Edimário Duplat Publicado por Edimário Duplat
Logan | Tudo o que você precisa saber sobre a enigmática X-23

Um dos personagens importantes para a trama do filme Logan, a terceira película do mutante Wolverine nos cinemas, X-23 é uma das heroínas mais relevantes da nova geração da Marvel Comics.

Criada exclusivamente para a série animada X-Men Evolution, em 2003, a clone feminina do mutante canadense se tornou um sucesso imediato de público e não demorou em ter a sua estreia nas HQs, pela minissérie NYX, também em 2003. Desde então, se tornou uma peça importante nas publicações da franquia e protagonizou aventuras distintas até se tornar a atual detentora do nome e do uniforme de Wolverine na cronologia oficial da Casa das Ideias.

Nesse texto, vamos falar um pouco sobre a adolescente mais perigosa do universo X e das diferentes fases da jovem mutante em seus quase 13 anos de existência.

x23-logan

Das telas para as HQs

Assim como aconteceu com protagonistas como Arlequina e a Detetive Montoya (ambos de Batman – The Animated Series), X-23 faz parte de um seleto grupo de personagens que tiveram sua origem fora das HQs e mais tarde fizeram a sua estreia na arte sequencial. No caso da mutante, foi criada para o décimo-primeiro episódio da terceira temporada de X-Men Evolution – obra que surgiu por conta do primeiro filme do grupo mutante. Na ocasião, Wolverine descobre sobre a existência de um clone seu, uma nova arma definitiva criada pela Hidra com o seu DNA e os projetos da Arma X, de nome X-23. Entretanto, este agente é criado na forma de uma garota que apresenta uma instabilidade emocional muito forte.

No mesmo ano temos a primeira aparição de X-23 nas HQs. Na minissérie em seis edições NYX (publicada pela Panini como um encadernado em 2006), a conhecemos como uma prostituta aos serviços do cafetão Papai Zebra, que a vendia para clientes sadomasoquistas que gostavam de ser machucados pela mutante. Com problemas de personalidade, a jovem vivia sem reagir ao domínio de seus captores e se automutilava com as próprias garras.

Tudo muda quando a atormentada adolescente conhece Kiden Nixon, uma mutante que tem o dom de congelar o tempo, e outros Homo Superior que vivem em situações adversas nas ruas de Nova York. Para se libertar dos domínios do Zebra, que também ameaçava os seus amigos, X-23 acaba matando o mafioso e seus asseclas, demonstrando parte da sua ferocidade.

quem é x23

Passado sombrio e contato com Wolverine

Nas minissérie X-23 e X-23: Alvo X (lançadas pela Panini em 2006 e 2007), os roteiristas Craig Kyle e Christopher Yost – os mesmos que criaram a personagem na série animada – voltam no tempo e nos mostram a origem conturbada e violenta da personagem. Criada por uma organização ultra-secreta chamada O Programa, que pretendia recriar o projeto Arma X, X-23 é o produto de um processo de clonagem que se tornou incapaz de produzir um homem, por conta de um defeito no cromossomo Y da amostra, e recorre a criação de uma garota como única alternativa possível. Por ser a 23ª tentativa, recebe o nome de X-23.

A criança teve como mãe de aluguel a geneticista Sarah Kinney, que a criou ao longo de seu crescimento e tentou resgatar algum resquício de humanidade na mente da jovem enquanto a mesma era treinada em artes marciais e passava por torturas psicológicas. Testada ao extremo, X-23 acaba com seus poderes estimulados pelo doutor Zander Rice, que submete o clone a um envenenamento para criar um trauma que faça libertar os seus dons.

quem-e-x23

Com a primeira retirada das garras (que são duas em cada mão e uma em cada um dos pés), a mutante sofre o processo de inclusão do adamantium e depois segue condicionada a se tornar a assassina perfeita. Rice, que ainda tem poder sobre a jovem, toma o controle do Programa e segue na produção de outros clones do sexo feminino, mas acaba sendo surpreendido pela doutora Kinney, que ordena à sua filha que destrua os experimentos. Entretanto, em um acesso de fúria da jovem, Sarah acaba sendo morta por X-23. Antes de morrer, dá a sua criação um nome civil: Laura Kinney.

Tentando viver uma vida normal após a sua fuga, Laura encontra parentes da Dra. Sarah e vive com eles até descobrir que o namorado de sua “tia”, Desmond, é um agente infiltrado do Programa. Depois de ser estimulada a matar o espião – e quase matar os seus “parentes” no processo – X-23 é desafiada por Kimura, assassina criada pelo Programa para ser sua algoz, e após uma dura batalha acaba fugindo para finalmente encontrar Wolverine.

Acreditando que Logan é a causa principal de seus problemas, a jovem desafia o canadense e quase o mata. Ao hesitar, a mutante descobre que o x-man já sabia da existência da jovem e a convida para integrar a Instituição X. Entretanto, X-23 é capturada pela SHIELD e interrogada pelo Capitão América e Matt Murdock (Demolidor). Steve Rogers deixa a garota escapar e seguir a sua vida, temendo que ela pudesse ser usada como arma pelo governo, culminando no que é apresentado em NYX.

x23-xmen

X-man, X-Force e aventuras solo

Mais uma vez, os caminhos de Laura e Logan se cruzam e a mutante acaba desafiando os X-Men até ser contida por Wolverine e ser novamente convidada para integrar o grupo. Por um breve momento, vive aventuras com o grupo até retornar a uma vida solitária. Nesse período, torna-se usuária da energia cósmica do Uni-Poder e se torna brevemente uma encarnação do Capitão Universo, mas logo depois retorna ao seu estado normal.

Entretanto, com o advento do Dia M (onde 90% dos mutantes do mundo perdem os poderes), X-23 é chamada pelo seu “pai”, Logan, para integrar as fileiras da Mansão X. Ao lado de outros jovens heróis, integra os Novos X-Men e acaba se apaixonando por Satânico, um dos alunos que restaram na escola. Mesmo atormentada pela Rainha Branca – que tem total desprezo pela jovem e a faz viver torturas mentais durante sua estada na Mansão – Laura vai se adaptando ao seu novo mundo e parece condicionada a finalmente se tornar uma heroína.

Entretanto, na saga Complexo de Messias, a jovem é incorporada à nova formação da X-Force para efetuar missões obscuras e de moral totalmente duvidosa sob o comando de Ciclope. Sua vida dupla (entre os Novos X-Men e a X-Force) causa incomodo em Wolverine e acaba por atrapalhar a sua convivência com os novos parceiros por conta dos segredos que esconde da equipe secreta.

Quando os X-Men descobrem sobre a existência da equipe, Laura é renegada pelos seus companheiros e acaba se desvinculando dos mutantes. Vivendo aventuras ao lado de outros renegados como Gambit e Jubileu e até da Fundação Futuro (onde volta a ter os poderes do Capitão Universo), X-23 encerra a sua “carreira solo” ao aceitar o convite de integrar a segunda turma da Academia Vingadores.

xmennn-23

Super-Heróina e o Círculo dos Quatro

Após ficar do lado dos Vingadores e renegar seus antigos companheiros mutantes, X-23 passa por conturbadas aventuras com os mais variados heróis da Marvel. Na própria Academia Vingadores, é exposta à uma cura super-humana e perde os seus poderes, quase morrendo por conta do Adamantium de seu sangue.

Depois, já recuperada do incidente, vai até Las Vegas onde se envolve em uma batalha contra Blackheart, filho de Mefisto. Em companhia de Venom (Flash Thompson), Hulk Vermelho e Motoqueiro Fantasma, forma o Círculo dos Quatro, uma versão moderna do Novo Quarteto Fantástico dos anos 90 (Hulk Cinza, Homem-Aranha e Motoqueiro Fantasma) e combate o ser das trevas.

Laura se torna uma das 16 raptadas por Arcade em um doentio reality show que reunia outros jovens heróis de grupos como Fugitivos, Novos Guerreiros, Jovens Vingadores e Academia Vingadores. Com o fim desse período sombrio, ela é encontrada sem memória pelos Novissimos X-Men, iniciando um novo ciclo de aventuras.

x23-logan-filme

X-Man novamente e a nova Wolverine

Grupo formado por Kitty Pryde e versões jovens dos X-Men originais (Ciclope, Garota Marvel, Fera, Anjo e Homem de Gelo), os Novissimos X-Men encontram Laura e proporcionam um novo começo para a mutante. Com o grupo, a jovem enfrenta os Purificadores, encontra os Guardiões da Galáxia, viaja para o Ultiverso (lar dos heróis Ultimate) e inicia um romance com a versão mais jovem do Anjo.

Entretanto, após os acontecimentos da saga Guerras Secretas, Laura inicia um novo capitulo na sua vida de aventuras. Com a morte de Wolverine, a mutante veste o uniforme de seu “genitor” e agora segue os passos do herói, sendo a melhor no que faz.

X-23 é uma personagem com um passado de muito sofrimento, confusão mental e batalhas com os mais diversos núcleos da Marvel. É muito mais do que uma menina problemática, é uma arma letal confusa, solitária e que tem ótimo potencial para ganhar destaque no filme Logan.